Notícias

Mútua e Sebrae assinam o contrato para o Programa Profissional Empreendedor nesta segunda-feira

Iniciativa estimula o empreendedorismo e melhora a gestão de pequenos negócios ligados à Engenharia, à Agronomia e às Geociências

 

Equipes da Mútua e do Sebrae, ao final do lançamento do Programa Profissional Empreendedor

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás) assinam, nesta segunda-feira (7), o contrato para realizar o Programa Profissional Empreendedor, iniciativa que conjuga esforços para estimular o empreendedorismo no estado e melhorar a gestão de pequenos negócios ligados à área tecnológica – um grande vetor de desenvolvimento econômico e social de Goiás, que conta, atualmente, com mais de 32,8 mil profissionais inscritos no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).

O objetivo do Programa Profissional Empreendedor é promover e fomentar práticas empresariais mais sólidas, sustentáveis, e com profissionais mais competitivos em suas relações comerciais. Estimulá-lo, ainda, a reconhecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e empresarial, alavancar a competitividade e garantir a sobrevivência dos negócios, além de, também, aumentar as oportunidades de emprego e renda, estimular o desenvolvimento social e fomentar a economia de Goiás. 

Previous
Next
Os diretores executivos da Mútua, Francisco Almeida (presidente), Carlos Vilhena (de Benefícios) e Waldir Costa (de Tecnologia) avaliam que o Programa vai fortalecer o empreendedorismo no estado. O diretor geral da Mútua-GO, Luiz Queiroz, e o presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira, defendem que a área tecnológica é um grande vetor de desenvolvimento econômico e social de Goiás

Trilhas de capacitação

A parceria oferta 3 trilhas de capacitação: com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas para o profissional moderno, estimulando-o a ver novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e empresarial. Além disso, as trilhas permitem, também, capacitar profissionais para melhorar a gestão da carreira e do seu negócio.

A primeira etapa do trabalho ocorre de 7 a 31 de março e envolve a sensibilização, uma campanha para divulgar e mobilizar os profissionais da área tecnológica a aderirem ao programa, enfatizando os benefícios envolvidos, como, por exemplo: sintonia para se tornar um profissional do futuro, ampliar as oportunidades e descobrir maneiras para fazer o negócio sobreviver, profissionalizar a gestão e valorizar as histórias de vida de empreendedores, aproveitando essa experiência para inspirar e superar desafios e vitórias ao longo da jornada. 

A segunda etapa é a adesão, quando é aplicado o diagnóstico para identificar os perfis e como os profissionais desejam realizar sua trilha de desenvolvimento. Nesta etapa, os inscritos são acompanhados por um profissional comportamental, que faz a triagem dos perfis e monitora os participantes.

A partir daí, a terceira etapa começa com as trilhas de desenvolvimento, disponibilizadas de acordo com os perfis identificados. Elas incluem eventos presencias, cursos online, vídeos, e-books, capacitação geral e um conjunto de sete webinars sobre gestão financeira, planejamento estratégico, relações trabalhistas e terceirização, formalização de empresa, tributos e obrigações, entre outros temas. Essas atividades ocorrem entre abril e maio.

A primeira trilha se dirige aos profissionais recém-graduados, a segunda aos que atuam no mercado, como autônomos ou em equipes de empresas, enquanto a terceira é feita para empresários de micro e pequenas empresas. 

Previous
Next

Os diretores do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima (superintendente) e Marcelo Lesa (técnico) apresentam o Programa Profissional Empreendedor, enquanto o analista Goiás Victor Antônio Costa explica as etapas do trabalho

Empretec

Nos meses de maio e junho, os 50 primeiros participantes que concluírem as trilhas de desenvolvimento ganham o direito de participar de duas turmas do Empretec: um dos principais programas de formação de empreendedores no mundo. O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países. No Brasil, o Empretec é realizado há 25 anos, exclusivamente pelo Sebrae. São 60 horas de capacitação, com atividades práticas e cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos desses perfis, além de uma imersão de seis dias com desafios para despertar comportamentos empreendedores.

Todas as etapas são monitoradas, à distância, por um consultor especialista, que oferece suporte e mentoria, coletiva ou individual, e mensuração dos resultados para avaliar a transformação gerada.

Participantes

Também prestigiaram a cerimônia os diretores da Mútua-GO, Márcio Resende (financeiro), e Fábio Souza Gomes (administrativo), bem como os presidentes do Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), Dolzonan da Cunha Mattos, da Associação de Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), Cristiane Rodrigues, e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-GO), Victor Resende, e o ex-conselheiro federal Anníbal Lacerda Margon,

Pelo Sebrae, estiveram presentes também o diretor administrativo do Sebrae-GO, João Carlos Gouveia, as gerentes Larissa Ribeiro e Camila Moreira e a gestora Vera Lúcia Oliveira.

Saiba mais sobre o Programa Profissional Empreendedor.

Cristiano Torres e Alline Abreu / Com informações do Sebrae

Fotos de Rodrigo Reis e Tarcísio Macedo, da Mútua, e de Sílvio Simões

Comunicação e Eventos Mútua