Evento reúne, em Brasília, diretores executivos e regionais, gestores e especialistas. Atenções estiveram dirigidas à firme defesa da Mútua e de sua função como Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea
Além do presidente da Mútua, Paulo Guimarães (ao centro), o dispositivo de abertura recebeu a supervisora da Caixa-AM, Elizabeth Maciel (representando os colaboradores da Mútua), o presidente do Confea, Joel Krüger, o diretor geral da Caixa-DF, Maxwell Paiva, e o conselheiro federal Carlos Vilhena
Teve início na manhã desta segunda-feira (10), em Brasília, o Encontro de Estratégia e Gestão Mútua, evento que segue até a próxima sexta-feira, com a participação de diretores executivos e regionais, gestores e especialistas. Entre os temas abordados no evento, estão as atividades das Caixas de Assistência, a eleição dos coordenadores regionais da Instituição e debates como a gestão e os desafios para melhor atender os profissionais do setor tecnológico. Também estão na pauta assuntos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), planos de saúde, política de crédito da Mútua e pesquisa de satisfação realizada com os associados, entre outros assuntos.
Na abertura, as atenções estiveram dirigidas à firme defesa da Mútua e de sua função como Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, de acordo com o que está designado na Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que instituiu a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na prestação de serviços de Engenharia e Agronomia e autorizou a criação da Mútua, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Outo dos temas destacados foi a importância de atender o universo de profissionais do setor tecnológico, que estão espalhados pelo Brasil, com agilidade, produtividade e eficácia, além de segurança jurídica, administrativa e financeira.
O dispositivo de abertura do Encontro contou com a presença dos presidentes da Mútua, Paulo Guimarães, e do Confea, Joel Krüger, além do diretor geral da Caixa-DF, Maxwell Paiva, da supervisora da Caixa-AM (representando os supervisores e colaboradores da Mútua), Elizabeth Maciel, e do conselheiro federal e coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, Carlos Eduardo de Vilhena Paiva (representando os conselheiros federais).
Maxwell Paiva, também anfitrião do encontro: expectativa com os temas do Encontro
Anfitrião do evento, como diretor da Mútua-DF, Maxwell Paiva recepcionou os participantes e convidados, declarando a satisfação de acolher todos para o encontro. “É uma alegria estar com vocês em nossa cidade. Gostaria de desejar um bom Encontro e um ano bastante profícuo para o nosso trabalho. Bem-vindos!”
O auditório da Mútua esteve lotado, com a presença dos diretores regionais da Mútua de todo o Brasil
Carlos Vilhena, que representou os conselheiros federais, falou sobre a importância do trabalho conjunto e da colaboração entre as entidades. “Nós estamos aqui para mostrar a importância desta Instituição e para dizer que a CCSS (Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, que coordena) está à disposição para colaborar naquilo que for necessário”, disse.
O presidente do Confea, Joel Krüger, se referiu à importância da ação integrada das entidades que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Para o bem do setor tecnológico, é necessário preservá-la como Caixa de Assistência, tal qual foi estabelecido pela Lei 6.496/77. Nós não podemos atuar de forma diferente e devemos fazer a defesa necessária em todas as instâncias”, disse.
Paulo Guimarães: defesa contundente da Mútua e suas prerrogativas
“Desejamos que este seja um grande encontro para todos, que traz proposições a serem debatidas e assuntos encaminhados pelos diretores regionais”, disse o presidente da Mútua, Paulo Guimarães. “Um desses temas envolve defender, primordialmente, a Mútua, sua função e suas prerrogativas, de qualquer questionamento externo e de forma a assegurar que continuemos sendo a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea”, explicou.
Paulo Guimarães destacou, ainda, os novos instrumentos criados para aumentar a eficiência e melhorar o atendimento, na relação com as entidades parceiras e para os associados, como a melhoria do controle patrimonial e dos processos administrativos, além do protocolo eletrônico, o aplicativo do Benefício Online – que facilita o acesso, aos benefícios da Mútua, para os mutualistas – e a Certificação ISO 9001, que foi renovada e garante a qualidade dos serviços prestados aos associados. “Estamos buscando adequar e inovar, com serviços cada vez melhores, enfrentando a cada dia os grandes desafios, para fortalecer a nossa instituição”, garantiu.
Homenagens
Na oportunidade, foram realizadas homenagens ao diretor geral da Mútua-MA, engenheiro civil José Pinheiro Marques, que faleceu em janeiro, e ao engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Osvaldo Luiz Valinote, professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-conselheiro do Crea-GO, que morreu num acidente, ainda no mês passado.
Também marcaram presença, na abertura, os conselheiros federais pelo estado de Minas Gerais, Gilson Queiroz, e Ceará, José Miguel Melo Lima; o ex-diretor executivo da Mútua, Antônio Salvador da Rocha; e os ex-diretores da Mútua, Antônio Carlos Pereira, Teishin Guenka e Rafael Assayag.
Fonte: Gecom/Mútua
Fotos: Dimmy Falcão