Notícias

Mútua apresenta Relatório de Atividades da Gestão no Colégio de Presidentes e destaca ações importantes para todo o Sistema

As principais atividades da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea referentes ao período de gestão da atual Diretoria Executiva, que está à frente da instituição desde agosto de 2021, foram compartilhadas com os presidentes dos 27 Creas e do Confea, durante a 3ª Reunião Ordinária do CP de 2023, que acontece esta semana em Campina Grande (PB).

Com a presença do presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, e dos diretores financeiro, engenheiro agrônomo Arício Resende, administrativa, engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo, e de Tecnologia, geólogo Waldir Costa Filho, a explanação da Caixa de Assistência integrou a pauta do primeiro dia da reunião, nesta terça-feira (30/05).

Francisco Almeida informou que atualmente são 161 mil associados. Segundo ele, na comparação de janeiro a maio dos últimos dois anos, houve um aumento de quase 80%. Em relação aos benefícios reembolsáveis concedidos, de janeiro a maio de 2023, foram mais de R$220 milhões. “Nosso valor médio subiu para R$ 49 mil, pois houve aumento no prazo para pagamento de 36 para 60 meses. Almeida ainda compartilhou a atualização sobre a plataforma de assinaturas eletrônicas da Mútua, o Mútua Signer, “que revolucionou os processos internos da instituição e facilitou o atendimento aos profissionais associados. Temos como meta levar essa tecnologia para todos os Conselhos Regionais”, anunciou o presidente da Mútua.

As novas diretrizes do programa de patrocínios da instituição, o Divulga Mútua, estabelecidas ainda no início da gestão, também foram destacadas ao CP. “Demos maior objetividade dos critérios de concessão de patrocínios do Divulga Mútua com a criação da Comissão de Avaliação Técnica e de uma matriz de valoração, que pontua os projetos apresentados, conforme o atendimento dos critérios. Entre eles, o potencial de trazer novos associados para a Mútua, alinhamento com o nosso planejamento estratégico e questões socioambientais”, sublinhou Francisco Almeida.

O CP continua em Campina Grande até sexta-feira (02/06), com debates sobre ações e projetos nacionais do Sistema e outras proposições para a melhoria constante das profissões regulamentadas pelos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia.

Durante o evento, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, convidou os presidentes para dois importantes eventos no mês de junho, em Brasília. O primeiro é o lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema, agendada para o dia 21 de junho. O segundo é a sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, marcada para o dia 22 de junho.

O dia de hoje (31/05) está reservado ao 1º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, com o objetivo de esclarecer sobre os procedimentos definidos pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) para o cumprimento do calendário eleitoral de 2023.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mútua e Marck Castro (Confea)