Notícias

Mútua apresenta novidades na primeira Sessão Plenária do ano no Confea

Desejando um bom ano de trabalho ao presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, e aos conselheiros federais, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, iniciou a apresentação da Caixa de Assistência na 1626ª Sessão Plenária do Confea, nesta quarta-feira (25/01). Também presentes, os diretores de Benefício, eng. civil Carlos Vilhena, Financeiro, eng. agr. Arício Resende, e de Tecnologia, geol. Waldir Costa Filho.

Sobre as atividades e avanços da Mútua, o presidente Francisco Almeida falou sobre o lançamento, nesta quarta-feira, de mais um canal de atendimento aos profissionais: o Chat Mútua. “A mesma receptividade, presteza e qualidade do atendimento Mútua, agora com a comodidade que o Chat oferece. Começamos com os atendentes internos e a ideia é que os colaboradores de todo o país passem, também, a fazer esse atendimento via chat para termos um prazo máximo de espera de 1 minuto”, pontuou ele.

Outra novidade informada pelo presidente aos conselheiros foi a aprovação, com previsão de lançamento em 40 dias, do Crédito Express, para uma concessão rápida de pequenos valores aos profissionais, em até 48h, e sem burocracia. “Muitos profissionais precisam de dinheiro de forma imediata e com essa nova modalidade, de até 7 mil, vamos exigir apenas comprovação de renda e assinatura eletrônica. Para atender a todos os profissionais associados e auxiliá-los com despesas emergenciais”, destacou.

Para o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecerá de nos dias 28/02 a 02/03, em Brasília, a Mútua vai custear seguro de assistência de viagens para os participantes do evento. Da mesma forma, explicou o presidente da Mútua, “estamos estudando a viabilidade de oferecer o seguro para os conselheiros federais e nossos diretores em todas as suas viagens oficiais em nome do Confea ou da Mútua”, disse Francisco Almeida.

Também foram relatadas as melhorias no TecnoPrev, como o novo site da BB Previdência exclusivo para os participantes do plano e para que os profissionais façam suas adesões direto no portal. “A BB Previdência tem 42 planos e o TecnoPrev é o segundo com relação ao patrimônio e o primeiro no número de participantes. Queremos aumentar ainda mais o número de profissionais inscritos, que hoje são 112 mil. Essa facilidade de um portal exclusivo é um grande avanço para dar acesso aos profissionais que têm mais dificuldade de se reunirem com os agentes comerciais, como os profissionais da Região Norte e do interior de alguns estados, por exemplo”, lembrou o presidente da Mútua.

Por fim, Francisco Almeida fez um resumo das recentes ampliações dos benefícios da Mútua para os profissionais e que foram aprovadas na última Sessão Plenária de 2022: criação do Programa de Inclusão da Mútua; ampliações dos tetos de concessão e dos prazos de reembolso; mudança da data de vencimento da anuidade da Mútua para 30 de junho; e o reajuste da primeira anuidade de novos associados para R$ 80, passando, assim, a possibilitar a cobertura básica do Pecúlio por Morte após 30 dias de inscrição. “Grandes avanços para beneficiar ainda mais os profissionais”, concluiu ele.

Como resultado das edições 47ª e 48ª do Congresso da Associação Internacional de Hidrogeólogos – IAH, realizadas em São Paulo e em Bruxelas (Bélgica), em 2021, e a partir de pesquisa realizada com centenas de hidrogeólogos de todo o mundo, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), o Comitê Executivo do Congresso IAH e a Asociación Latinoamericana de Hidrología Subteránea para el Desarrollo (ALHSUD) emitiram a Declaração de Águas Subterrâneas Brasil-Bruxelas.

Para trazer ainda mais força para este importante documento, que tem como fundamento as análises e respostas da pesquisa sobre os desafios e soluções das águas subterrâneas para gestão e conscientização, o presidente da ABAS, geol. José Paulo Neto, esteve na Plenária do Confea, quando ele e o presidente do Conselho Federal, eng. civil Joel Krüger, assinaram a Declaração.
O momento foi acompanhado pelos diretores executivos da Mútua presentes à Sessão, e em especial pelo diretor de Tecnologia, o geol. Waldir Costa Filho, que participou ativamente, como então conselheiro federal, dos trabalhos que resultaram na consolidação da Declaração de Águas Subterrâneas Brasil-Bruxelas.

Composição das Comissões
Após a participação da Mútua na Plenária, o Conselho Federal deu sequência aos trabalhos da reunião. Este primeiro encontro do ano dos conselheiros tem um rito diferenciado, pois é o momento de composição de todas as comissões do Confea e do Conselho Diretor, a posse dos coordenadores dos grupos e a definição da Vice-Presidência.

Todos os conselheiros federais votaram “sim” para a indicação do colega eng. eletric. Evânio Nicoleit como vice-presidente do Confea. “Auxiliaremos e acompanharemos a Presidência e os conselheiros a cumprir o que estabelecem nossos normativos vigentes, acompanhando os interesses também dos nossos fóruns consultivos”, afirmou Nicoleit, após a definição.

Veja na matéria do Confea a composição do Conselho Diretor e das Comissões.

 

Alline Abreu – Comunicação/Mútua

Fotos: Mark Castro (Confea) e Eliane Damascena (Comunicação/Mútua)