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Mútua apoia debate sobre desenvolvimento sustentável de hidrovias

O evento debateu a promoção do transporte aquaviário e outros temas que envolvem o potencial da navegação interior e seu impacto econômico e social para o transporte de cargas

Em 23 e 24 de novembro, ocorreu, no Auditório da Mútua, em Brasília, a última edição dos Diálogos Hidroviáveis – Programa de Integração de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável da Navegação e das Hidrovias Brasileiras. O evento debateu a promoção do transporte aquaviário e outros temas que envolvem o potencial da navegação interior e seu impacto econômico e social para o transporte de cargas, o escoamento da produção agropecuária e o turismo no Brasil.

O presidente da Mútua, Francisco Almeida, foi representado, no evento, pelo assessor da Presidência, Victor Martins Siqueira Resende.

Os Diálogos têm o patrocínio da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e conta com o apoio institucional da Mútua, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), do Movimento Pró-Logística do Mato Grosso e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski. De acordo com o diretor da Antaq, o transporte por vias interiores cresceu 46% no período 2010/2020, atingindo um total de 110 milhões de toneladas de cargas no ano passado. Os números incluem o transporte de cabotagem e longo curso em vias interiores. Considerando apenas o transporte de cargas em vias interiores, a evolução no período 2010/2020 foi de 72%. Em 2020, foram transportados exclusivamente nessas vias 39,4 milhões de toneladas de cargas.

Já os debates tiveram a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), dos Ministérios da Agricultura (Mapa) e do Turismo (Mtur) e do Instituto de Engenharia de São Paulo e também discutiram o atual desafio para conciliar os usos múltiplos dos recursos hídricos, no país, num momento de crise hídrica, que afeta o objetivo de implementar e operar de forma permanente diversas hidrovias. Outros temas envolveram o impacto no agronegócio e no turismo.  

O programa Diálogos Hidroviáveis percorre diversos estados onde o estímulo à navegação tem forte potencial para promover o desenvolvimento econômico e social em diversas áreas, com destaque para a agricultura e o turismo.

De acordo com o recente 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de grãos este ano poderá chegar a 260,8 milhões de toneladas. O Mato Grosso é o estado que tem a maior produção nacional de soja e milho, mas apenas 25% do transporte desses grãos será feito por ferrovias e hidrovias, modais de transporte com custo bem inferior ao modal rodoviário. Se ferrovias e hidrovias fossem mais usadas para escoamento da produção agrícola para longas distâncias, os custos com fretes seriam reduzidos na ordem de 30%, caso se optasse pelo modal ferroviário; e poderia chegar a 60% de redução, caso o modal hidroviário fosse utilizado.

Fonte: Comunicação e Eventos-Mútua / Com informações do Confea, da Antaq e da organização do evento.