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Novo Divulga Mútua amplia a autonomia das Caixas de Assistência em atividades de divulgação aos profissionais

Com a reformulação do programa de patrocínios, instituições não registradas no Sistema Confea/Crea e Mútua, mas que contemplam em suas atividades os profissionais da área tecnológica, poderão fazer parcerias com a Mútua

Uma das ações de comunicação e de divulgação da Mútua é o programa Divulga Mútua, que promove os patrocínios da Instituição a eventos, cursos, treinamentos e publicações.

Até agora, somente instituições com vínculo no Sistema Confea/Crea e Mútua, como os Creas e entidades de classe registradas, podiam firmar contratos de patrocínios com a Mútua. Com a reformulação feita pela atual gestão da Mútua, outras instituições que contemplam profissionais da área tecnológica também poderão fazer suas solicitações de parceria.

A regra foi modificada visando ampliar a divulgação da Mútua, conforme explica o gerente geral da Instituição, Marcelo Linguitte, que esteve à frente da readequação do programa. “O objetivo é permitir o acesso ao patrocínio a essas organizações que não são registradas no Sistema, mas que atuam no tema das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, ou que possuam profissionais associados. Com isso, abrimos o Divulga Mútua para faculdades e outras associações de profissionais e de empresas que antes não tinham acesso aos nossos patrocínios, permitindo-nos divulgar a Mútua onde antes não divulgávamos”, ressalta.

Outra importante modificação do novo Divulga Mútua é a maior objetividade dos critérios de concessão de patrocínios. “ Um dos critérios considerados diz respeito aos impactos socioambientais do projeto e da instituição que o encabeça.  Receberão pontuação positiva, por exemplo, eventos que contemplem, em sua realização, iniciativas ambientais, como a gestão de resíduos gerados pelo evento ou a contratação de pessoas com deficiência. São aspectos que buscam valorizar a questão socioambiental, que são importantes, e que estão alinhados com o objetivo da gestão atual, para que a Mútua se torne, efetivamente, o braço de responsabilidade social do Sistema. Promover o tema entre os profissionais e a sociedade é o nosso grande papel como engenheiros, e, com o Divulga Mútua, acho que fortalecemos essa visão”, reflete Linguitte.

Patrocínios nacionais e locais

O programa é aplicado em todo o país, com interlocução a cargo da Mútua Sede, para atividades nacionais, e no âmbito local, pelas Regionais, que mantém patrocínios a atividades de instituições estaduais ou municipais. As diretrizes gerais do Divulga Mútua são aplicadas a todos os contratos e existem regras específicas para parcerias da Sede e outras próprias das Regionais.

“Na busca por conferir mais autonomia às Caixas”, comenta o gerente geral, “foi ampliado o limite de valor do repasse para cada patrocínio e, a partir de agora, as Regionais podem desenvolver seus próprios eventos, empreendendo mais para trazer novos associados e, assim, fazer a Mútua mais conhecida e levar os benefícios a mais associados, contribuindo, também, para trazer novos associados”.

“Ao autorizar a realização de eventos pelas Caixas, novamente estamos fortalecendo a autonomia e incentivando a proatividade, para que elas possam desenvolver suas atividades de divulgação da Mútua. Inicialmente, vamos orientar que os eventos aconteçam em locais onde temos uma maior concentração de profissionais registrados. Em alguns estados vemos uma concentração significativa de profissionais na capital e é onde devemos estar para conversar com esse pessoal que não é associado. Em um segundo momento, promoveremos um processo de interiorização, para que os profissionais de cidades menores também escutem a mensagem da Mútua”, destaca.

Comissão de Avaliação

Foi criada, também, uma Comissão de Avaliação com o objetivo de analisar os projetos apresentados e verificar se os planos de trabalho estão adequados ao conjunto de critérios estabelecidos no Novo Divulga Mútua e, com base no atendimento dessas diretrizes, conferir uma pontuação para se chegar ao valor de repasse.

Entre os critérios, está relacionado o quanto o projeto se alinha ao Planejamento Estratégico da Mútua, à estratégia de crescimento da Caixa de Assistência e a determinados temas pertinentes à Instituição. “Com a Comissão estamos trazendo mais expertise para a avaliação dos projetos de patrocínio e estamos deixando as análises mais objetivas, sempre por meio de parâmetros, tanto na Sede quanto nas Regionais. A análise toda será feita em bases mais técnicas, associada ao nosso planejamento estratégico, às nossas necessidades de comunicação e à expansão da marca da Mútua no país. Ou seja, procuramos dar mais tecnicidade à concessão de patrocínio no Divulga Mútua”, sintetiza Linguitte.

O rito inicial de solicitação dos patrocínios se mantém o mesmo, via sistema on-line, e com a conferência da documentação básica exigida. No caso dos patrocínios locais, os novos critérios já citados também serão analisados nesta primeira fase. A Comissão só vai atuar nos projetos nacionais e nos casos que a solicitação extrapolar os valores de autonomia das Regionais, fazendo a análise e pontuando o atendimento aos critérios, para definir se o patrocínio será concedido e o valor de repasse.

Além disso, a Comissão irá analisar a prestação de contas dos contratos para mensurar se as metas estabelecidas foram atingidas, tais como a inscrição de novos profissionais na Caixa de Assistência e a divulgação realizada.

O grupo será coordenado pela consultora de eventos da Mútua, Rosiete Monteiro, e será composto, ainda, pelo assessor de Planejamento, Edvaldo Maia, e pelo assessor de suporte às Regionais, Josildo Carneiro.

Alline Abreu e Cristiano Torres – Comunicação/Mútua