Notícias

Mulheres da Engenharia são homenageadas na Câmara dos Deputados

Sessão Solene foi realizada em comemoração ao Dia Internacional  das Mulheres na Engenharia
As 200 mil engenheiras, agrônomas, meteorologistas, geógrafas, geólogas, enfim, todas as mulheres representadas nas profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua foram homenageadas nesta terça-feira (23/08), em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento comemorou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23 de junho) e foi conduzido pela deputada Tereza Nelman (PSD-AL).
Representando todas as profissionais do país, cinco engenheiras foram homenageadas e falaram de suas trajetórias, lutas e conquistas. Uma delas foi indicada pela Mútua: a engenheira agrônoma Mônika Bergamaschi, de São Paulo.
Bergamaschi é a atual presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (IBISA), presidente do LIDE Agronegócios e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP).
“Agradeço por nunca ter sofrido preconceito e assédio, mas esses fatos tristes realmente acontecem todos os dias e devemos combatê-los”, disse a engenheira agrônoma, que também agradeceu ao presidente da Mútua, Francisco Almeida, pela indicação de seu nome para a homenagem.
Ela ainda lembrou das engenheiras brasileiras e de outras nacionalidades que iniciaram a luta da mulher na profissão e abriram espaços para as profissionais de hoje. “Se nascesse outras dez vezes, seria novamente Engenheira, seria uma engenheira agrônoma”, enfatizou.

 

https://www.youtube.com/watch?v=VgnT5j9PHJI

Foram homenageadas, ainda, a Engenheira Civil Nélia Henriques Callado (AL), Engenheira Agrônoma Maria Higina do Nascimento (BA), Engenheira Civil Zelia Maria Juvenal dos Santos  (RN), Engenheira Agrônoma Daniella Jorge de Moura (SP) e Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro (RS).

As diretoras da Mútua também participaram da Solenidade em nome de todas mulheres do Sistema: Giucelia Figueiredo, Soraya Lima, Karen Daniela, Solange Silva, Júnia Neves, Cláudia Campos, Roberta Meneses, Rosely Monteiro, Paula Pinheiro, Beatriz Vasconcelos e Cândida Andrade.

Previous Next

“Uma honra participar de momento tão importante para as mulheres engenheiras do nosso país. Somos 52% da população, precisamos da unidade e de sororidade, de olharmos umas para as outras, sem críticas: se uma cair, vamos ajudar a levantar,  se for promovida, vamos aplaudir”, pediu a deputada Tereza Nelman. A parlamentar ainda antecipou que vai propor um Projeto de Lei para criar o Dia Nacional da Mulher na Engenharia.
O presidente da Mútua,  Francisco Almeida, prestigiou a Sessão Solene ao lado da engenheira civil Cristiane Marian, convidada especial da Mútua.

Fundadora da Womma Engenharia de Mulheres, Ouse Marketing e Hathor Treinamentos, Marian é autora do curso Maestria na Engenharia e Edifica no Digital, que ajuda na inclusão de mulheres profissionais na Construção.

A empresa dela é  formada por engenheiras com mão de obra feminina no canteiro de obras quer ajudar as mulheres a construírem e reformarem suas casas.

Ao longo da tarde, na Sede da Mútua, prosseguiu a programação especial pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

Foram realizadas as palestras “WEPS: Princípios de Empoderamento das Mulheres”, “Politica Nacional para as Mulheres” e “Perspectivas e Organização do Fórum do Programa Mulher dos Creas”.

Veja, a seguir, matéria da TV Confea sobre a programação na Mútua:

 

https://www.youtube.com/watch?v=31IHmwgdrcI

 

Alline Abreu – Comunicação Mútua

Fotos: Mútua