Notícias

Maior evento da engenharia geotécnica é realizado em Campinas (SP)

Com o patrocínio e a participação da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas realizaram, de 23 a 26, o XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg), em Campinas (SP). Inovação e Tecnologia na Geotecnia foi o tema da edição, inspirado na cidade que sediou o Congresso. Campinas é considerada um grande polo tecnológico do Brasil.

Reunidos na Expo D. Pedro, empresas, profissionais, estudantes e acadêmicos da área geotécnica vivenciaram três dias de debates, oportunidades de negócios e, principalmente, de networking. Os cerca de 1600 participantes começaram o evento acompanhando a apresentação da engenheira Cristina Tsuha, que fez a palestra inaugural sobre Inovações em Geotecnia.

Buscando estar mais próxima dos profissionais, principalmente daqueles que não têm tanta vivência no Sistema Confea/Crea e Mútua, mas que estão no ambiente de negócios, a Mútua ampliou seu programa de patrocínios e, agora, está presentes nos principais eventos da engenharia, agronomia e geociências. E assim foi no Cobramseg 2022, a Caixa de Assistência compareceu para prestigiar a engenharia geotécnica e para mostrar o trabalho que faz com foco nos profissionais registrados no Crea.

Além de estande na Feira de Produtos e Serviços do Congresso, a Mútua participou da abertura solene do evento, na terça-feira (23), quando o assessor da Instituição, o engenheiro civil Victor Resende, representou o presidente Francisco Almeida na cerimônia. Também esteve presente a diretora financeira da Mútua-SP, a engenheira civil Cláudia Sornas.

 

Previous Next

 

Paralelamente ao Cobramseg 2022, foram realizados outros quatro eventos: o 9º Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (IX SBMR), o 9º Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (IX GeoJovem), a 6ª Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens e o 11º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia (XI CLBG), que promove o encontro entre os geotécnicos portugueses e brasileiros para a troca de experiência entre as duas comunidades.

A geotecnia é o campo da engenharia civil que estuda e relaciona o comportamento dos solos e das rochas com a sua utilização pelo homem. Projetos de engenharia como fundações, contenções de taludes e encostas, pavimentos, escavações, túneis, barragens, aterros e todo tipo de obra de engenharia que envolva os solos e as rochas são as áreas de estudo e de atuação do engenheiro geotécnico.

Alline Abreu – Comunicação Mútua (com informações do Cobramseg)

Fotos: Mútua