Notícias

Live “Hora das Federadas”, da FNEAS, debate a importância da Mútua

O evento online aconteceu nesta quarta-feira (11), com a participação do presidente Fernando Dacal e das diretoras regionais Roberta Meneses (PE) e Paula Pinheiro (PA)

A Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitarista (FNEAS) promove em seu canal do Youtube a “Hora das Federadas”, live com uma de suas 20 associações do país sobre temas de interesse geral. Nesta quarta-feira (11), a Associação dos Engenheiros Ambientais e Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBSPE) foi a ‘anfitriã’ do evento online.

Rodolfo Alves Neto, engenheiro ambiental e presidente da Associação pernambucana, recebeu virtualmente o presidente da Mútua, engenheiro civil Fernando Dacal Reis, a diretora geral da Mútua-PE, engenheira civil Everdelina Roberta Araújo de Meneses, e da diretora geral da Mútua-PA, engenheira ambiental Paula Fernanda Pinheiro Ribeiro Paiva, para um bate papo sobre a Caixa de Assistência, suas atribuições, benefícios e novos projetos.

Conforme destacou Neto, a FNEAS está com esse trabalho, em que as Associações junto a representantes nacionais levam aos profissionais mais conhecimento. “Esse é o objetivo dessa live. Divulgar as informações da Mútua para os profissionais”, ressaltou agradecendo a presença dos dirigentes da Caixa de Assistência.

O presidente da Mútua iniciou a sequência de apresentações fazendo um panorama do trabalho da Instituição. “Temos um elenco bom de benefícios e já encaminhamos ao Confea projeto para análise e aprovação de novos. A Mútua ainda oferece o TecnoPrev, plano de previdência complementar do Sistema que é muito mais vantajoso do que investir na poupança ou no mercado financeiro e, com ele, o associado pode programar uma aposentadoria mais tranquila e confortável”, ponderou.

Sobre os benefícios reembolsáveis, Dacal ainda sublinhou algumas das necessidades que são atendidas com os recursos da Mútua, tais como montagem de escritório, compra de equipamentos, aquisição de terrenos e imóveis, compra de carro, entre outras. Ele ainda falou sobre melhorias: “Recebemos pedidos para aumento dos valores e dos prazos de pagamento, pois esses limites não passam por correções há muito tempo. Já procedemos com estudo e encaminhamos proposta ao Conselho Federal para atualizar isso”.

Regionais

No âmbito da Caixa PE, Roberta Meneses passou alguns números de sua gestão, iniciada em janeiro desse ano. Foram inscritos 107 novos associados e a Regional concedeu mais de R$1 milhão em benefícios reembolsáveis. “Isso em seis meses, pois o mês de janeiro foi de integração e aprendizado do dia a dia da Instituição. Ainda não estamos na média mensal de novos associados que gostaríamos, mas aos poucos estamos progredindo. Temos melhorado a divulgação, inclusive criamos o Instagram da Mútua-PE e já fechamos 79 novos convênios de desconto e queremos chegar a 300”, detalhou a diretora geral na live, agradecendo o apoio do diretor financeiro Leonardo Teixeira de Sales, engenheiro de Pesca, e da diretora administrativa Rosely Ângela de Souza Monteiro, engenheira civil.

Outro ponto abordado pela diretora da Regional pernambucana da Mútua foram as parcerias com as entidades de classe e instituições de ensino, por meio do Divulga Mútua. “Que as entidades e instituições de Pernambuco apresentem seus projetos”, ensejou Roberta Meneses.

Paula Pinheiro lembrou do momento delicado que todos passam com a pandemia da Covid. Para ela, os números que as instituições apresentam neste momento não refletem a realidade, pois esta é uma situação atípica. Com cerca de 2500 associados, a diretora trouxe um dado bastante relevante: entre as solicitações de benefícios reembolsáveis recebidas pela Regional da Caixa de Assistência no Pará, quase 200 não foram atendidas em virtude de impedimentos legais. “Ou foi por score baixo ou margem comprometida do associado, ou falta de documentos. E temos os pré-requisitos básicos que os normativos determinam para concessão, como estar associado há um ano, por exemplo”, lembrou Paula Paiva pedindo que os associados se atentem para essas questões.

Além disso, ponderou ela, a Mútua precisa ter recursos em caixa para conceder os benefícios. “É um fundo mútuo, realmente. Concedemos um benefício a um profissional associado, que retorna os recursos à Mútua e que, por sua vez, repassa a outro associado e assim por diante”, comentou a diretora.

Outros tópicos pertinentes à Mútua foram apontados, como a importância do pagamento da ART pelos profissionais, pois parte do montante recolhido é dirigido à Mútua, planos de saúde, Clube Mútua de Vantagens, entre outros.

A interação e o fortalecimento do contato com as entidades de classe foi um ponto elencado pelos três dirigentes da Mútua ao agradecerem o convite para participar da Live.

Fonte: Gecom/Mútua

Foto: Captura da tela (Youtube)