Notícias

Live explica técnicas de Revitalização de Nascentes

Apresentação será feita na TV Mútua, pelo geólogo Cláudio Antonio Leal, presidente do Instituto Brasileiro do Mar

A Mútua apoia e divulga, junto com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), a apresentação Revitalização das Nascentes, que vai abordar o uso de Técnicas Hidrogeológicas integradas aos processos de Restauração Florestal. A apresentação ocorre em 22 de março, às 19h, na TV Mútua, com o professor Cláudio Antonio Leal, geólogo e presidente do Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar), especialista em Engenharia do Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e em Geologia de Petróleo, pela Universidade Corporativa da Petrobras, além de mestre em Ciências Marinhas Tropicais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A apresentação vai explicar que as nascentes são fontes importantes, pois originam os cursos d’água e, quando bem conservadas, alimentam os rios de forma abundante e contínua. Além disso, por vezes, constituem a principal fonte de água em várias propriedades rurais. São áreas especiais e de extrema importância para manutenção da saúde da bacia hidrográfica.

Cláudio Antonio Leal informa que o processo de revitalização de nascentes requer análise criteriosa e integrada dos aspectos hidrogeológicos, geometria e tipo das nascentes, declividade do terreno, características do solo, cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia.

O palestrante diz, ainda, que, na apresentação, são avaliadas as intervenções necessárias à recomposição vegetal de Áreas de Preservação Permanente, à conservação das zonas de recarga hídrica e à promoção da sustentabilidade no uso da água no meio rural, tendo como foco a proteção, a preservação e a recuperação de nascentes.

Cristiano Torres e Alline Abreu

Comunicação e Eventos Mútua