Notícias

Lideranças mostram empenho em desenvolver melhorias para os profissionais e para a sociedade

Esta semana, Brasília foi palco do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Realizado anualmente, o evento é a ocasião em que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano. Além disso, desde 2022, a reunião também se mostrou um importante momento de alinhamento com o poder público – governo e parlamento – ao receber autoridades e políticos.

Durante o encontro esta semana, foram discutidas diversas questões que afetam o trabalho do Sistema e dos mais de 1 milhão de profissionais e são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. As tratativas se deram por meio de painéis, palestras e mesas de debates. A Mútua contou com programação específica para os diretores regionais, que tiveram a oportunidade de debater temas regionais e ações mais amplas para 2023.

Ainda na pauta da Caixa de Assistência, a escolha dos coordenadores regionais de 2023, que têm a função de representar e agregar as demandas e projetos de cada região do país.

Alternando momentos de participação na programação da Mútua e na agenda geral do Encontro, os diretores executivos da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida (presidente), engenheiro civil Carlos Vilhena (Benefícios), engenheiro agrônomo Arício Resende (Financeiro), engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo (Administrativa) e geólogo Waldir Costa Filho (Tecnologia) estiveram nas reuniões do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais, do Programa Mulher, de Câmaras Especializadas, do Crea Júnior e realizaram diversas reuniões internas com os diretores regionais das Caixas. A Diretoria Executiva ainda marcou presença no Café & Política, onde estiveram com os mais de 120 parlamentares que participaram do Encontro.

Encerramento

Os trabalhos do Encontro foram finalizados com solenidade de certificação dos Coordenadores que do ano passado e o registro dos representantes de 2023. Com um balanço dos três dias de intensos debates, as falas das lideranças nacionais no encerramento mostraram sintonia e a vontade de lutar por melhorias.

“Estamos aqui para defender as engenharias, a agronomia, as geociências, mas, principalmente, a nossa sociedade”, afirmou o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

Ele também agradeceu e cumprimentou as lideranças pela parceria. “Ao presidente do Confea, Joel Krüger, pela oportunidade que estamos tendo de construir, juntos, nosso Sistema. Aos coordenadores do CP, Ulisses Filho, e do Cden, Kleber Santos, por tão bem representarem nossos Creas e entidades, e a todos vocês, profissionais, pelo acolhimento à nossa Caixa, incorporando-a ao nosso Sistema”, disse Francisco Almeida.

As atividades foram realizadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e contaram com a participação das lideranças do Sistema, como presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua, conselheiros federais e regionais, diretores da Mútua, presidentes e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: João Guilherme Alves

Vídeos: Louise Rodrigues (Reportagem), Marcelo Cunha do Brasil (Imagens) e Dmitri Valença (Edição)