Notícias

Lançamento da publicação “Cresce Brasil – Hora de Avançar”, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), tem a presença da Mútua

A mais recente publicação do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, da Federação Nacional dos Engenheiro (FNE), intitulada “Hora de Avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social“, foi lançada em um seminário em São Paulo, nesta segunda-feira (06/03), com a participação de autoridades, lideranças e especialistas.

Entre os convidados, o presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, e os diretores executivos de Benefícios e de Tecnologia da instituição, engenheiro civil Carlos Vilhena e geólogo Waldir Costa Filho, respectivamente.

Antecedendo uma tarde de debates técnicos, foi promovida uma sessão de abertura do evento que teve a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, entre outros políticos do estado. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).

Valorização dos profissionais
Para o presidente da Mútua, Francisco Almeida, trabalhos como este que permitem o debate de temas sociais e tiram as entidades do seu dia a dia corporativo, são fundamentais para a valorização profissional. “Somos os melhores e atuamos em todas as áreas, com mais de 330 profissões registradas no Sistema Confea/Crea e Mútua. Podemos ajudar nos problemas que afligem nossa sociedade, pois o desenvolvimento sustentável não acontece sem as Engenharias. Discussões e trabalhos como este da FNE (referindo-se à publicação lançada) nos tiram da ‘casinha’ que vivemos e, somente assim, conseguiremos a valorização dos profissionais”, apontou ele.

Sobre a Mútua, o engenheiro agrônomo reforçou o papel de acolhimento aos profissionais, que envolve áreas como saúde, educação e previdência, e também ressaltou a importância das entidades na atuação da Caixa de Assistência. “Por meio de parcerias, a Mútua está inserida nos debates do setor e, assim, fomenta a capacitação dos profissionais”, afirmou o presidente da Mútua.

Esta é a 10ª edição do projeto da Federação , iniciado em 2006, que conta com o apoio dos seus 18 sindicatos filiados. “Nós estamos discutindo energia, saneamento, meio ambiente, educação, habitação, tecnologia, transportes. Nós apresentamos propostas factíveis para o crescimento e desenvolvimento do País”, afirmou o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, na abertura do evento.

O projeto atende não apenas a área técnica, conforme ele salientou, o Cresce Brasil – Hora de avançar “pensa no cidadão, discute a nação pensando num Brasil melhor, com mais oportunidades, um Brasil que todos nós esperamos”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin iniciou sua fala destacando as consequências de um mundo desigual, com aumento da pobreza e da migração ocasionada pela busca de uma vida melhor. “Desenvolvimento inclusivo, sustentabilidade e estabilidade, esse é o nosso desafio”, frisou.

Para isso, destacou a importância de áreas como educação, citando a necessidade de trabalhar a educação básica de qualidade e o plano do governo federal de ampliar o ensino integral e técnico; e a de pesquisa e desenvolvimento.

“O Brasil tem uma indústria aeronáutica de ponta”, referiu-se à Embraer o vice-presidente. Para avançar no campo industrial, em suas palavras, a atuação da “engenharia, pesquisa e desenvolvimento é central”.

Nesta tarde, os consultores que produziram as notas técnicas que deram base ao documento falam sobre os temas que o integram. Sob o título “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, a publicação aborda os temas ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização; agropecuária; energia; habitação e desenvolvimento urbano; mobilidade; engenharia de manutenção; e ensino de engenharia.

Cresce Brasil
Projeto permanente da FNE que, em seus encontros nacionais periódicos, reúne a engenharia e contribuições de especialistas das diversas áreas para analisar a conjuntura brasileira e apresentar ao debate propostas para o desenvolvimento e superação de grandes gargalos brasileiros. As publicações contam com o apoio da Mútua, por meio do programa de patrocínios Divulga Mútua.

 

Alline Abreu – ASCOM/MÚTUA (com informações da FNE)

Fotos: Naiana Ramos – Gerência Geral/Mútua