Evento será realizado de 4 a 6 de outubro, em Goiânia (GO), e deve reunir cerca de 3,5 mil profissionais. As atividades também serão transmitidas pela internet
Com o tema Tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social para o desenvolvimento nacional, foi lançada em Brasília, na noite desta quarta-feira (16), a 77ª Semana Oficial da Engenharia, da Agronomia e das Geociências (77ª Soea), em cerimônia realizada durante o 11º Encontro de Líderes e acompanhada por representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de profissionais, estudantes e autoridades políticas.
O evento, que será realizado de forma híbrida, deve reunir cerca de 3,5 mil profissionais em Goiânia (GO), de 4 a 6 de outubro deste ano, e será também transmitido pela internet.
Para o presidente da Mútua, a 77ª Soea já nasce com a responsabilidade de ser a melhor e mais importante edição. “Depois desse período tão difícil, as pessoas renascem com vontade de acontecer, de esquecer o pior e de oferecer o melhor”, declarou, referindo-se ao retorno das atividades presenciais após longo período de isolamento decorrente da pandemia de covid-19.
“Eu gostaria de desejar todo o sucesso, ao presidente Lamartine e à equipe do Crea-GO, e declarar que vocês podem contar com o apoio irrestrito da Mútua, para realizar esse encontro e para que essa Soea seja a mais importante dos últimos tempos”, afirmou Francisco Almeida.
O anfitrião e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Lamartine Moreira Jr., falou da honra em sediar o encontro presencial, depois de realizar a Soea Connect – versão on-line e inédita, realizada em 2021, em função da pandemia do novo coronavírus. “É com muita satisfação que, após dois anos de espera, receberemos, presencialmente, o maior evento das nossas profissões, que por sua característica democrática, cada vez mais, dá voz aos profissionais e acadêmicos”, anunciou.
Na sequência, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse se sentir privilegiado por receber um evento tão expressivo na capital. “Desejo que seja um evento de discussões profundas sobre tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social, temas importantes para todas as cidades brasileiras”, afirmou em vídeo gravado especialmente para a cerimônia de lançamento.
O objetivo, de acordo com o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, é reunir um grande conjunto de debates sobre geração de emprego e renda, qualidade de vida e soberania nacional, “com discussões sobre valorização profissional e conhecimento tecnológico”, informou, ao destacar a importância e a grande dimensão do evento, formado ainda pelo Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), pelas homenagens da Honra ao Mérito e, ainda, pelo Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Além deles, também participaram da cerimônia o chefe de Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal, Márcio Bittencourt, o coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, Ulisses Filho, o chanceler do Mérito, Daniel Sobrinho, a coordenadora Nacional das Comissões de Ética, Carmem Eleonôra Amorim Soares, a conselheira federal Michele Ramos, e o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, Vanderli Fava.
Aqui, é possível acompanhar os preparativos da 77ª Soea, que ocorre de 4 a 6 de outubro, em Goiânia (GO). Na oportunidade, também serão promovidos o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito.
A 77ª SOEA será seguida do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), entre 6 e 8 de outubro.
Cristiano Torres e Alline Abreu / Com informações do Confea
Comunicação e Evento Mútua
Fotos: Confea