Notícias

IRPF 2023: Contribuições feitas para o TecnoPrev podem ser deduzidas até o limite de 12%

Logo mais começa o período de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), ano base 2022 – ano calendário 2023. Em breve, o informe de contribuições feitas pelos associados contribuintes da Mútua e participantes do TecnoPrev (plano de benefícios previdenciários) estará disponível no portal da BB Previdência, administradora do plano.

Quem realiza a declaração pelo modelo completo e é inscrito em planos de previdência complementar, como o TecnoPrev da Mútua, poderá deduzir do IR as contribuições feitas para o plano, no valor máximo de até 12% da renda bruta recebida em 2022.

É importante lembrar, ainda, que parte da anuidade paga pelo associado contribuinte é destinada ao plano TecnoPrev e deverá ser declarada para que seja possível aproveitar mais essa vantagem proporcionada pela Mútua. As cotas anuais de associatividade são capitalizadas diariamente no plano e destinadas à formação do fundo de previdência e pecúlio por morte dos associados da Mútua.

Para declarar a previdência privada no programa, selecione “pagamentos efetuados”. Você precisa informar o nome da administradora do plano TecnoPrev (BB Previdência – Fundo de Pensão do Banco do Brasil), o CNPJ e o valor aplicado.

Declaração 2023

Neste ano, o prazo para apresentar a declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março e se estende até o dia 31 de maio. As novas regras da DIRPF/2023 serão anunciadas pela Receita Federal no dia 27/2.

 

Alline Abreu – Comunicação/Mútua