Notícias

Importantes movimentos da área da saúde estão em referência este mês

A conscientização sobre a prevenção de doenças desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. A educação e informação sobre hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, vacinação adequada e consultas médicas periódicas, são essenciais para a prevenção de doenças. A conscientização sobre prevenção de doenças e a sensibilização sobre a importância do acolhimento dão um componentes-chaves para a promoção de uma sociedade mais saudável e resiliente.

Este mês de abril é marcado por importantes movimentos na área da saúde, com datas dedicadas à conscientização sobre diversas doenças e condições. No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, uma data importante para promover a compreensão e inclusão das pessoas que estão inseridas no espectro. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico, acarretando prejuízos à comunicação, interação social e comportamento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o TEA afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo. Mas os números não correspondem à realidade, quando não levam em consideração as pessoas envolvidas na vida de uma pessoa com autismo.

Logo em seguida, no dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma ocasião fundamental para alertar sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde em nível global. No dia 6 de abril, o foco está na prática de atividades físicas, com o Dia Mundial da Atividade Física, ressaltando os benefícios do exercício para a saúde física e mental.

No dia 8 de abril, é a vez de lembrar a importância da luta contra o câncer, com o Dia Mundial da Luta contra o Câncer, data instituída para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de prevenção à doença, que, a cada ano, provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitada com a detecção precoce e o consequente acesso aos tratamentos existentes.

Por fim, no dia 11 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, uma data dedicada a informar e sensibilizar a respeito dessa condição neurodegenerativa. Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central. Ela é causada pela redução da dopamina, substância que ajuda na realização de movimentos voluntários do corpo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente no mundo, atrás apenas do Alzheimer. Além dos sintomas motores, pode provocar alterações intestinais, do sono, do humor e urgência urinária. Cerca de 4 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença, sendo aproximadamente 200 mil no Brasil. O Dia Mundial do Parkinson é uma oportunidade para promover a sensibilização e a compreensão sobre a doença, ajudar na redução do estigma associado e na criação de uma comunidade de apoio e solidariedade.

Essas datas representam importantes oportunidades para educar a população, promover a solidariedade e incentivar ações em prol da saúde e bem-estar de todos. É fundamental que a sociedade se una em torno dessas causas e trabalhe em conjunto para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essas doenças.

Planos de saúde e prevenção

Os planos de saúde desempenham um papel significativo na prevenção de doenças, proporcionando acesso a uma variedade de serviços e exames médicos que visam identificar potenciais problemas de saúde precocemente. Através da cobertura de consultas regulares, vacinas, exames de rotina e acompanhamento médico, os segurados podem manter sua saúde em dia e prevenir o surgimento de enfermidades graves.

Além disso, os planos de saúde muitas vezes oferecem programas de promoção da saúde, como orientações nutricionais, programas de atividades físicas e acompanhamento psicológico, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e a prevenção de doenças crônicas.

Ao se associar à Mútua, o profissional do Crea pode contratar planos de saúde coletivos por adesão com abrangência nacional ou regional a preços exclusivos.

Confira as operadoras disponíveis em cada estado:

https://www.mutua.com.br/plano-de-saude/

 

Alline Abreu – Assessoria de Comunicação da Mútua