Notícias

II Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade, no Pará, antecipa debates da COP-30

O II Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade (SIES) é uma iniciativa da Mútua-PA, com o objetivo de congregar profissionais e acadêmicos para um debate acerca de questões relacionadas ao desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao ESG. A pauta dos quatro dias de evento antecipa as discussões da COP-30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

“Seremos palco da COP-30 e o SIES é um evento que antecede ele e que já dá pra sentir como estaremos respirando este tema, falando sobre sustentabilidade, biotecnologia, tendo uma troca com profissionais que estão na área da engenharia, atuando todos os dias para buscar formas de agredir cada vez menos o ambiente, para que tenhamos um equilíbrio”, enfatiza a engenheira ambiental Paula Paiva, diretora geral da Mútua-PA e a grande idealizadora do SIES.

A programação aborda temas como mudanças climáticas e seus e efeitos na Amazônia, créditos de carbono, inovação e tecnologia em projetos de mineração, o novo modelo ESG nas organizações e o futuro sustentável da Engenharia.

Cases de sucesso na área profissional, bem como palestras e amostras de trabalhos científicos de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e professores nacionais e internacionais e a Feira da Sustentabilidade complementam o evento.

O papel da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea na vida, no desenvolvimento e na carreira dos profissionais também pauta o Simpósio, que é finalizado na tarde desta quinta-feira (06/07), na Estação das Docas. “As atividades também foram pensadas para fazer com que os profissionais, associados e acadêmicos das diversas modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências sintam-se pertencidos ao Sistema e acolhidos por nossas instituições”, destaca Paula Paiva.

O Futuro das Engenharias no Brasil

Apresentando dados muito relevantes do censo encomendado pela Mútua para traçar o perfil dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, palestrou na manhã da quarta-feira (05/07), no II SIES.

O tema abordado pelo presidente da Mútua – O Futuro das Engenharias no Brasil – chamou a atenção pelo conteúdo bastante abrangente e profundo e pelas indicações de novas posturas e iniciativas que precisam ser adotadas para o desenvolvimento sustentável da sociedade e para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua e dos profissionais.

“Tive a honra de falar sobre o futuro da engenharia no Brasil, apresentando análises e percepções da profissão aqui no país, além de grandes tendências socioeconômicas e seus impactos em nossa profissão. Precisamos agir desde já. O futuro é agora! Também apresentei nossas ações exitosas à frente da Mútua e como o Sistema Confea/Crea e Mútua segue integrado oferecendo, cada vez mais, oportunidades ao ecossistema das engenharias no país.

O ponto alto da explanação do engenheiro agrônomo ficou por conta dos exemplos de como a Mútua ajuda a fortalecer e valorizar os profissionais. Além dos benefícios concedidos de forma individualizada, a Caixa de Assistência tem programas e projetos globais que impactam todo o Sistema e os profissionais. Entre as ações destacas pelo presidente da Mútua, estiveram o Divulga Mútua que fomenta iniciativas técnicas das entidades e instituições da engenharia principalmente na área da capacitação e parcerias com outras organizações para a formação, o desenvolvimento e a recolocação profissional.

Os anfitriões do evento, os diretores da Mútua-PA, Paula Paiva, Eduardo Domingues e Beatriz Vasconcelos também estão recebendo no SIES diretores da Caixa de Assistência de outros estados: Leila Issa Vilaça e Douglas Muniz, do Espírito Santo; Cândida Regis, Humberto Albuquerque e Antônio Mousinho, da Paraíba; Manoel Coelho e Lúcio Brito, do Piauí; Solange Silva, de Sergipe; Antônio Sanches, Carlos Figueiredo e Teishin Guenka, do Amazonas; Márcio Souza e José Amarildo, do Amapá; Luciano Sasai, José Carlos Martins e Soraya Lima, do Acre; Clemilson Ferreira, de Rondônia; Wolney Parente, Walison Briglia e Eliezer Campos, de Roraima; João Alberto Aragão e Marco Aurélio Vaz, do Tocantins; e Leonardo Sales e Rosely Monteiro, de Pernambuco.

O II SIES

“Uma excelente oportunidade de integrar profissionais e acadêmicos da Engenharia, Agronomia e Geociências, em dias de debates sobre nossa atuação profissional, alinhadas com as mais atualizadas atividades sobre desenvolvimento sustentável. Isso sem contar com as trocas de conhecimento e network em nosso stand da Mútua no evento. Um espaço de acolhimento e compartilhamento de experiências, para que cada vez mais profissionais e acadêmicos se percebam incluídos em nosso Sistema, com sua vasta gama de serviços e benefícios para qualificação e aprimoramento.”

Eng. Agrônomo Francisco Almeida, presidente da Mútua

 

“O II SIES vem destacar a importância da parceria entre iniciativa pública e privada nas áreas científicas e tecnológicas através da engenharia, buscando ações que venham impactar positivamente ao meio-ambiente, através de trabalhos e ações dos estudantes e profissionais que ali expuseram seus trabalhos científicos. Com isso, destaca-se, assim, a importância da engenharia para sustentabilidade do planeta e a participação da engenharia em todos os níveis da cadeia produtiva.”

Eng.ª Civil Cândida Regis, diretora geral da Mútua-PB

 

“O evento me surpreendeu pela qualidade dos debates e a profundidade dos temas e como estão sendo abordados. A palestra magna com a professora Maria Constantino falou sobre sustentabilidade, de forma muito interativa de um modo profundo e, ao mesmo tempo, de forma simples. Também tivemos uma palestra muito interessante sobre mudanças climáticas, governança e sustentabilidade. E a cidade de Paragominas mostrou um caso prático de intervenção para melhorar a sustentabilidade. Já a palestra da Mútua com o presidente Francisco Almeida nos trouxe muitos dados técnicos, ações de melhorias em nosso Sistema, abordando as dificuldades encontradas e as soluções que a Mútua tem encontrado para melhorar o atendimento aos mutualistas.”

Eng. Civil Manoel Coelho, diretor geral da Mútua-PI

 

“Desde o ano passado, quando soube da realização do I SIES, fiquei triste porque não pude participar. Penso que este tipo de evento, com muitos “cases” práticos, favorece consideravelmente todas as modalidades do Sistema, pela oportunidade ímpar de conhecer as boas práticas. Nesse contexto, é inequívoca a importância da Mútua ser protagonista, exercendo, assim, uma de suas atribuições de apoio e qualificação do profissional.”

Eng.ª Geóloga Leila Issa Vilaça, diretora geral da Mútua-ES

 

“O Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade se destaca evento extremamente organizado e com palestras bem pertinentes, em que, realmente, estamos aprendendo coisas novas. Outro destaque é a ampla divulgação da Mútua, pois em vários momentos e espaços podemos mostrar a Mútua para as inúmeras 800 pessoas que participam do evento. Um ponto alto do evento é o local, a Estação das Docas.”

Eng. Agrônomo Wolney Parente, diretor geral da Mútua-RR

 

“O II SIES está sendo um sucesso! A Diretoria Regional da Mútua-PA, em nome da diretora Paula Paiva, está de parabéns pela organização, a movimentação de mais de 800 pessoas inscritas, os palestrantes de nível elevado de conhecimento, os estudantes, os profissionais, os trabalhos científicos, além da presença de mais de 20 diretores regionais da Mútua das Caixas de todas as regiões do País. O resultado do evento refletirá de forma positiva na COP30, que ocorrerá no estado do Pará. Obrigado, também, ao nosso presidente Francisco Almeida, que tem apoiado esses projetos em todos os estados, contribuindo para o fortalecimento e a valorização dos nossos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.”

Eng. Eletricista Luciano Sasai, diretor geral da Mútua-AC

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mútua