Notícias

Governos e App de trânsito fazem parceria para emitir alertas meteorológicos para motoristas

Diversas regiões do país registraram um grande fluxo de chuvas nos últimos meses e muitas cidades e a população têm sofrido com os efeitos de enchentes e alagamentos. Os motoristas, por exemplo, correm muitos riscos quando se inicia um temporal e estão no meio do trânsito em regiões que as estruturas não suportam o volume excessivo de água.

Para alertar os motoristas sobre alagamentos e enchentes nas vias, os governos do estado de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro fecharam uma parceria com o aplicativo de trânsito Waze. A Defesa Civil de São Paulo e o Centro de Operações do Rio de Janeiro irão abastecer a central do aplicativo com as áreas de incidência de chuvas, respectivamente, no estado e na cidade, e o App incluirá os alertas.

O alerta aparecerá para os condutores que utilizam o aplicativo, que poderão acompanhar as informações de emergência sobre as rotas afetadas por chuvas fortes ou caso tentem atravessar uma área inundada, tudo na tela de seu celular.

“Com esse novo recurso, o Waze deseja ajudar a minimizar os impactos das enchentes na vida da população, e ser uma grande ferramenta para os motoristas que enfrentam os efeitos meteorológicos no trânsito. Esperamos bons resultados desta parceria com Governo de São Paulo e Prefeitura do Rio” diz Douglas Tokuno, Head de Parcerias para a América Latina e EMEA do Waze.

Waze for Cities

O programa Waze for Cities (WFC) permite que o Waze e governos do mundo todo compartilhem dados para cumprir os seguintes objetivos: usar os dados do Waze para ajudar o planejamento da cidade, tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias; e melhorar a qualidade do app Waze.

As parcerias com o Governo de São Paulo e com a Prefeitura do Rio de Janeiro fazem parte do WFC.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Convergência Digital e do Waze)