Notícias

Futuras lideranças do Sistema se reúnem no EnescJr-BA

Evento ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro no auditório do Crea-BA, em Salvador

Teve início no último sábado, 3 de dezembro, a VI edição do Enesc-Jr, evento do programa de voluntariado para estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências Crea-Jr. Retomando a atividade presencial o evento com tema “Conectando Líderes do Futuro” trouxe uma programação de dinâmica de palestras sobre temas como Transformação Digital, Liderança na Nova Economia e Protagonismo Feminino na Engenharia. A abertura do evento contou com a participação de representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, como a conselheira e coordenadora do Programa Mulher do Crea-BA, Rute Carvalhal, o assessor de relações institucionais, Matheus Amorim, a Diretora Geral da Mútua-BA, Karen Daniela, e a coordenadoa estadual do CreaJR, Monick Souza.

Durante a abertura, a Coordenadora do Programa Mulher, eng. civil Rute Carvalhal, se dirigiu aos integrantes do Crea-Jr com destaque para a importância da ocupação de espaços na área tecnológica por mulheres. Explicando o Programa e contando sua trajetória no ambiente majoritariamente masculino da engenharia, Rute Carvalhal elogiou a proatividade dos estudantes do Crea-Jr e destacou a predominância de mulheres na liderança do Crea-Jr: “Acho importantíssimo ver tantas mulheres à frente das funções do Crea-Jr. Quando cheguei ao Conselho nós tínhamos pouquíssimas lideranças femininas, hoje temos grandes avanços, e ver tantas de vocês aqui hoje me deixa contente com o futuro das lideranças da engenharia na Bahia”, comentou.

Previous Next

 

Já a diretora geral da Mútua-BA, Karen Daniela, falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e homenageou os voluntários do Crea-Jr: “Eu considero que vocês não são estudantes, vocês são engenheiros e agrônomos em formação. E nós, engenheiros e agrônomos, precisamos nos engajar ainda mais no Sistema para valorizar as nossas profissões. A Mútua está aqui justamente para acolher vocês, ajudar vocês a abrirem os seus escritórios, por exemplo”, declarou. Eles ainda assistiram palestras de Luis Gaban, diretor de inovação da Prefeitura de Salvador; de Carol Brandão da Aisec, que abordou o voluntariado; e tiveram um talk show sobre a nova era da gestão e liderança, com a coordenadora nacional do CreaJr, Luana Matos.

Na tarde de sábado (03), foi a vez da eng. civil Mariana Costa, assessora do Confea e que participou representando o presidente Joel Krüger. No Confea, uma das atividades da assessora será justamente o suporte ao CreaJr em todo país.  Mariana iniciou abordando sua trajetória no como engenheira e também no Sistema. “Vocês precisam manter cadastros atualizados, como no Linkedin. A gente utiliza muito as redes sociais como Instagram, mas deixo como dica o Linkedin”, disse. Ela reforçou ainda que a participação da juventude em um dia de sábado, assistindo palestra, já demonstra o envolvimento deles, “e estou à disposição de vocês para ser uma ponte com o presidente Joel”, disse.

A última mesa do sábado abordou o protagonismo feminino na engenharia e teve como debatedoras, eng. civil Tâmara Nascimento da OEC, a eng. agrimensora Márcia Virginia também superintendente operacional do Crea-BA, e a eng. civil Karen Daniela, diretora geral da Mútua-BA. Um dos assuntos tratados foi a união entre os profissionais, principalmente nas associações de classe, “o Programa Mulher foi uma criação do presidente Joel, atendendo as ODS. Tudo na nossa vida é constância. Se associe às entidades e não se esqueçam da Mútua”, destacou Karen Daniela.

Já Tâmara Nascimento destacou a relevância do tema e falou sobre preconceito que as mulheres sofrem na profissão, “quando entrei na primeira obra grande, que foi a ponte de Ilhéus como estagiária, fui assinar o contrato e descobri que estava grande na semana, eu tava no interior do Estado e as oportunidades estavam limitadas, eu tive apoio, pois a OAS resolveu me contratar mesmo assim. Eu tive esse apoio, mas é muito raro. Mas não é só na engenharia”, destacou.

A eng. agrimensora Márcia Virginia destacou as dificuldades na agrimensura, “meu primeiro desafio foi quando estava há um semestre de me formar, quando fui contratada como topografa de uma empresa de Mato Grosso do Sul, onde me perguntaram se eu tinha carteira de motorista. Porém, eu não sabia e perguntei:  topografia tem a ver com conduzir veículos?. E assim fui contratada”, disse.

Ainda no sábado, estiveram acompanhando o evento o coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas do Crea-BA, geólogo Vinicius Schirmer, e a conselheira federal do Confea, eng. mecânica Michele Costa. Ambos entusiastas do programa e se colocaram à disposição para contribuir com as atividades no Estado.

Já no domingo (04), entusiasta e um dos fundadores do CreaJr-BA, o presidente do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, fez questão de participar do evento, contando um pouco da sua experiência aos futuros profissionais. “Acredito na proposta do CreaJr e na viabilidade desta iniciativa para a formação de grandes lideranças. O futuro dos profissionais depende da dedicação e do trabalho desenvolvido pela juventude de hoje. Precisamos de um sistema moderno, dinâmico e ágil e tenho certeza de que os estudantes da Bahia têm muito o que contribuir com isso”, revela.

 

Confira abaixo a nova coordenação do CreaJr-BA em 2023, após eleição no sábado a noite (03):

João Victor Evangelista Nascimento – Coordenador Estadual

Rafaella Dias Ramos – Coordenadora Estadual Adjunta

Larissa Santos Oliveira – Coordenadora Estadual de Projetos

Dayana Margarida Lima Santos – Coordenadora Estadual de Comunicação

Jamile Santos Silva – Coordenadora Estadual de Desenvolvimento

Ian Felipe Nascimento – Coordenador Regional Sul

Danielle de Novaes Tosta – Coordenadora Regional Leste

Para quem perdeu, pode assistir ao VI EnescJr no canal do Crea-BA no youtube:

Sábado: https://youtu.be/w4SJRmQqPGA

Domingo: https://youtu.be/i-h-6PY6N3c

Caio Galvão e Vanessa Costa (Crea-BA)

Fotos: Mútua-BA