Notícias

Falece o diretor administrativo da Mútua-DF, engenheiro civil Ailton Almeida

Os diretores executivos e regionais da Mútua e seus colaboradores, unidos em pensamento e consternação, lamentam profundamente o falecimento diretor administrativo da Mútua-DF, o engenheiro civil Ailton Ferreira Assis de Almeida, na manhã desta quinta-feira (27/04).

A partida do engenheiro civil acontece após uma luta contra um problema cardíaco que o deixou por 40 dias internado. Após alta médica, Ailton esteve pela última vez na sede da Mútua-DF no último dia 19 e, na segunda-feira (24/04), voltou a ser hospitalizado, onde se encontrava quando veio a falecer por volta das 9h da manhã de hoje, aos 76 anos de idade.

Sua trajetória no Sistema Confea/Crea e Mútua foi marcada por admiráveis características humanas que versam pelo profissionalismo, comprometimento com a verdade, justiça, generosidade, lealdade e compaixão.

Ailton contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento da engenharia, principalmente com as ações que tangem o Sistema Confea/Crea e Mútua, através de sua formação e ampla experiência. Engenheiro civil e químico formado pela Universidade de Brasília (UNB) foi professor de matemática e química; tesoureiro, de 1981 a 1984 e, posteriormente, presidente do Sindicato dos Engenheiros dos Distrito Federal (SENGE/DF), de 1990 a 1996; conselheiro regional Crea/DF por três mandatos; fundador e presidente da COOPERTEC, de  1994 a1997; fundador do IAP/DF; coordenador, diretor geral e financeiro Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – DF (Mútua-DF); e diretor técnico da HABITASEEL – Cooperativa Habitacional dos Empregados da Eletronorte.

Iniciou sua trajetória na Mútua em 10 de janeiro de 2002, na 63ª Reunião Ordinária. Na data, teve sua homologação como associado e representante do Plenário do Crea-DF, como coordenador adjunto da Mútua.

Em 14 de maio de 2007, foi designado diretor financeiro da Mútua-DF para o mandato até 24 de maio de 2008. Em 10 de dezembro de 2008, assinou o Termo de Posse para o cargo de diretor geral da Caixa DF para novo ciclo que perdurou por seis anos, findando em 31 de dezembro de 2014. Retornou à Mútua neste seu último mandato como diretor administrativo para o triênio 2020/2023.

Ele era natural de Niterói (RJ), mas estava na capital federal há vários anos. Ficam as boas lembranças e o legado de Ailton, que tanto contribuiu com a Caixa de Assistência, com a Engenharia e com os profissionais do Distrito Federal.

Aos familiares, em especial à sua esposa Patrícia Barbosa e seus seis filhos, e aos amigos, registramos nossos pêsames e o desejo de muita força para enfrentar a perda.

Até este momento não temos informações sobre velório e sepultamento.