Notícias

Evento alusivo aos 45 anos do Crea-AC debate oportunidades de trabalho e renda

Quatro décadas e meia de dedicação e trabalho em prol da sociedade e dos profissionais acreanos, cumprindo seu papel de órgão fiscalizador do exercício das atividades dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre (Crea-AC) chegou, este mês, a esta data histórica: 45 anos de fundação.
Para comemorar tão simbólico marco, o Conselho deu início à Semana da Engenharia, na noite dessa quarta-feira (14/06). Até sexta-feira (16/06), acontece uma vasta programação de palestras, minicursos, visita técnica e solenidades.

O palco da cerimônia de abertura do evento foi o Auditório do Sebrae Acre, com a presença de dezenas de autoridades, lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua e profissionais. O diretor nacional da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, engenheiro civil Carlos Vilhena (Benefícios), e os diretores da Regional do estado, engenheiro eletricista Luciano Sasai (Geral), tecnólogo em Construção Civil e Engenheiro de Seg. do Trab. José Carlos Martins da Silva (Financeiro) e engenheira agrônomo Soraya Lima (Administrativa) compareceram à solenidade em homenagem aos 45 anos do Crea-AC.

Aqueles que contribuíram significativamente para o avanço das engenharias, agronomia e geociências nesses 45 anos, com o reconhecimento de profissionais exemplares e instituições que se destacam em suas respectivas áreas, foram lembrados nessa primeira noite de programação da Semana da Engenharia do Crea-AC. Entre os homenageados, o governador do estado, o engenheiro Gladson Cameli e, in memoriam, o engenheiro civil Carlos Sasai, pai do diretor geral da Mútua-AC, Luciano Sasai. O prefeito Rio Branco, Tião Bocalom, também prestigiou o evento.

À frente da solenidade, a presidente do Crea-AC e ex-diretora da Mútua-AC, engenheira civil Carmem Nardino, saudou a todos os presentes no ato comemorativo. “É uma honra muito grande estar na Presidência do Crea-AC durante o seu aniversário de 45 anos, quando se comemora o Jubileu de Safira Azul, a pedra da Engenharia, que está ligada ao intelecto, ao raciocínio lógico, à criatividade e à sabedoria. Agradeço a todos que contribuem para que nosso Crea avance no atendimento às necessidades às demandas dos engenheiros e engenheiras”, afirmou Nardino.

O diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro civil Carlos Vilhena, falando em nome da Diretoria Executiva da instituição, parabenizou o Crea-AC e os profissionais do estado pelos 45 anos, reforçando a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua e da engenharia, da agronomia e das geociências para o desenvolvimento social e econômico. “Essas áreas são o motor do desenvolvimento de um estado e da sociedade. E o Sistema trabalha na defesa das profissões e dos profissionais”, destacou ele.

O importante papel da Mútua na vida dos profissionais e, também, na parceria com os Creas, também permeou a fala do diretor de Benefícios. Vilhena ressaltou os inúmeros benefícios que a Caixa de Assistência oferece aos profissionais, como planos de saúde, previdência complementar, e auxílios assistenciais, como o benefício para as profissionais em licença maternidade e o Programa de Inclusão da Mútua, para associados e dependentes com deficiência. “A Mútua cuida do profissional e de sua família”, afirmou.

Nos dois dias de programação técnica, quinta (15/06) e sexta-feira (16/06), o diretor nacional de Tecnologia da Mútua, geólogo Waldir Costa Filho, representa a instituição no evento do Crea-AC. A Semana da Engenharia do Crea-AC, que tem como tema “Oportunidades de Trabalho e Renda para as Engenharias, Agronomia e Geociência”, busca um aprofundamento dos conhecimentos nas áreas de atuação das profissões abrangidas pelo Conselho, além de comemorar os 45 anos do Crea-AC.

Fotos: Crea-AC