Notícias

Engenharia Sanitária e Ambiental: Mútua participa do 32º CBESA e da FITABES 2023

Começou neste domingo (21/05), o 32º Congresso Brasileiro da ABES – Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e a FITABES 2023 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, na ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG).

Realizados a cada dois anos, os eventos apresentam, reúnem, discutem, planejam e integram ações de forma a vencer os desafios da universalização do saneamento, visando à proteção do meio, à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas, sem exclusão, por meio da participação de grandes especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes, conectando órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais à ciência, pesquisa e inovação tecnológica.

Solenidade de abertura

O início dos trabalhos foi marcado por uma solenidade ímpar, que contou com a presença de milhares de profissionais da área, autoridades e representantes de diversos órgãos. O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, representou a instituição na cerimônia e destacou o papal da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento sustentável, o que passa pelas questões sanitárias e ambientais.

De acordo com o presidente da Mútua, quando o assunto é saneamento e meio ambiente, estar presente em um evento desta magnitude ajuda a consolidar a importância da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea no cenário nacional. “O Congresso da ABES é um dos mais importantes encontros de saneamento e a Mútua, como instituição da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, não poderia ficar de fora. É fundamental estar presente para compartilhar nossas ações e consolidar a atuação da instituição, sobretudo no que tange ao apoio e ao desenvolvimento dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, ressaltou.

O primeiro painel, na manhã dessa segunda-feira, contou com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani. O moderador foi o presidente da ABES, Alceu Guérios Bittencourt. Na ocasião, os especialistas indicaram os desafios e soluções relacionadas ao Saneamento no Brasil.

Além do secretário, estiveram no debate Guilherme Augusto Duarte de Faria, presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais); Natália Resende, secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; Marília Mello, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais; e Carlos Augusto Chernicharo, sócio-diretor do Centro de Referência em ETEs Sustentáveis e da Chernicharo & Bressani Consultoria e Capacitação em Saneamento.

Com os debates do evento girando em torno da temática “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”, dezenas de palestras e apresentações de trabalhos técnicos da área seguem até esta quarta-feira (24/05), na capital mineira. Assuntos de grande relevância para o setor e a sociedade, como novidades do Marco do Saneamento Básico, resíduos sólidos e economia circular e a apresentação do maior projeto de saneamento em execução no mundo são destaques da programação do Congresso.

Também estão no Congresso os diretores da Mútua-MG, engenheiro industrial/mecânico Abelardo Novais (geral), engenheiro eletricista Welhiton Castro (financeiro) e engenheira civil Junia Neves (administrativa). Paula Paiva, engenheira ambiental e diretora geral da Mútua-PA, e Suzan Lannes de Andrade, engenheira sanitarista e diretora administrativa da Mútua-MT, também participam do evento em Belo Horizonte.

Outro destaque do 32º CBESA é o selo de um evento carbono neutro, que significa que toda a emissão de carbono gerada para a realização do Congresso terá uma compensação, sendo, assim, neutralizadas as emissões.

Estande da Mútua na FITABES: atendimento e podcasts

A Mútua preparou um estande muito especial na FITABES, que é uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina, reunindo as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.

Se inscrever na Mútua? Informações sobre todos os benefícios? Emissão de boletos de anuidade? Dúvidas sobre planos de saúde e previdência complementar (TecnoPrev)? Conhecer o Clube Mútua de Vantagens? Tudo isso é possível no estande da Mútua na Feira de Tecnologias de Saneamento Ambiental, até esta quarta-feira (24/05), no ExpoMinas.

Além disso, o espaço da Caixa de Assistência é o ponto de encontro para quem quer conferir os podcasts da FITABES 2023. A programação foi aberta ontem, com um bate-papo com o presidente da Mútua no Inova Rio Podcast. Francisco Almeida falou sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua, as ações da Caixa de Assistência e todos os benefícios disponibilizados aos profissionais. O assessor da Mútua e engenheiro civil, Victor Resende, também participou da entrevista.

Hoje tem mais podcast no estande da Mútua na FITABES 2023. A partir das 14h, de hora em hora até às 18h, vai rolar aquela conversa descontraída sobre algum assunto do universo da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Já amanhã, último dia de evento, a programação vai das 10h às 14h.

O presidente da Mútua ainda participou, dentro da programação do Congresso, da Reunião do Conselho Diretor da ABES, com a presença de associados membros do Conselho Diretor. Entre os itens em deliberação, a escolha da cidade sede CBESA de 2027.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mútua