Durante sua posse como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), para o triênio 2021/2023, o eng. civil e de Segurança do Trabalho Juares Samaniego – ex-diretor executivo financeiro da Mútua – destacou a experiência através de investimentos e afirmou que irá desenvolver várias novas ações em prol do profissional do Sistema, em conjunto com o plenário e o corpo de funcionários do órgão. A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 1° de janeiro de 2021, no Plenário do Crea-MT,
“Assumo o Crea-MT com o dever de unificar a Engenharia. Minha profissão é engenheiro civil, mas como presidente do Conselho represento e defendo todas as modalidades profissionais do Sistema. Espero, com a ajuda dos 42 conselheiros titulares e suplentes, levar o Regional para um alto patamar, como foram em outras gestões onde estive à frente do Regional. À exemplo da parte financeira e fiscalização do Crea-MT, tanto que os colaboradores sempre foram dedicados e eficientes na execução de seus trabalhos, atingindo índice de satisfação positivo. Ao assumir a cadeira de conselheiro federal em 2016, deixei o Crea-MT com recursos em caixa. Apesar desse recurso arrecadado, na gestão passada não foram realizados investimentos em prol do profissional do Sistema, como implantação de novas sedes do Crea-MT no Estado. Em minha administração foram construídas 11 inspetorias no interior de Mato Grosso. As sedes inauguradas na gestão passada foram obras viabilizadas na minha administração, na qual deixei 50% executadas. Em minha atual gestão haverá investimentos nas inspetorias do Conselho e outras melhorias em prol do profissional do Sistema”, explicou Juares.
Ainda segundo o presidente do Crea-MT eleito, na administração passada foram feitos poucos investimentos na aquisição de equipamentos, imobiliários e veículos. Sem contar com o Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que foi alterado sem comunicar o profissional. Ele tem que ser analisado novamente e o Sistema que o profissional achar melhor será implantado.
O gestor acredita que a política, tanto a partidária como a classista, não traz diferenças, é a mesma, mas deve ter a visão para construir um Conselho melhor, que atenda com dignidade os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Ao relatar a experiência à frente do Crea-MT, Juares explanou que há aproximadamente 15 anos milita como conselheiro Regional, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), diretor financeiro, vice-presidente, presidente e conselheiro federal.
“Tenho uma longa história no Regional, com isso, o profissional cobra, mas muitas questões solicitadas não podemos executar, devido ao fato de o Conselho ser uma autarquia federal, que é auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Existem regras a serem cumpridas.
O Crea-MT é, na verdade, um conjunto conduzido pelos conselheiros e diretoria, que determinam as normas processuais, e não o presidente. O gestor simplesmente decide atos administrativos. Até para dirigir uma plenária, o presidente conduz a reunião. Ele não tem que emitir opinião e nem entrar na discussão de plenário e dos conselheiros. Se interferir nos trabalhos tornará a reunião cansativa, longa , que acaba retirando a legitimidade do plenário, que é um colegiado. Sempre procurei realizar uma plenária justa, transparente e com resultados positivos”, disse Juares.
O presidente eleito do Regional Mato-grossense, pediu desculpas pela posse fechada, devido a pandemia e o alto índice de infeção da Covid-19. A solenidade obedeceu às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com uso de máscaras, álcool e distanciamento. Explicando que ainda será anunciada a data da primeira plenária do ano.
Na oportunidade, o presidente do Crea-MT, recebeu o termo de posse do coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER) do Conselho, Edson Domingues de Miranda.
“Quero desejar sucesso ao novo presidente do Crea-MT, Juares Samaniego. Tivemos uma eleição tranquila, dentro dos conformes, com vários recursos, todos homologados, além de processos encerrados e da participação maciça de profissionais na eleição”, disse o coordenador da CER, Edson Domingues de Miranda.
O presidente eleito entregou os termos de posse administrativo aos novos conselheiros titulares: Eng. civil Edinete Ferreira Guimarães de Moraes, Eng. civil Luanna Cristina de Paula Lima, Eng. civil Heitor Ribeiro Teixeira e o conselheiro suplente Eng. mecânico Sebastião Weis de Andrade Junior, de acordo com Art. 38 do regimento Interno.
Durante seu discurso, Samaniego, homenageou o funcionário Acendino Jesus de Lara, que faleceu devido a complicações da Covid-19, em julho do ano passado. “ Além de um profissional competente, Acendino era um grande amigo e parceiro. Tínhamos uma relação muito boa de amizade. Esteve ao meu lado fora da função. Principalmente em momentos felizes, de lazer e descontração. Esposo e pai dedicado, Acendino era um grande companheiro e prestou um brilhante trabalho, por mais de 30 anos, no Conselho”, disse Juares, ao homenagear o eterno Acendino.
Desejando luz e bênção ao novo presidente do Regional, os colaboradores do Conselho Giovani Bertol , Sara Atílio e Adriana Imbriani representaram os funcionários com uma singela lembrança religiosa para o novo gestor.
Fizeram parte da mesa do dispositivo
Presidente eleito do Crea-MT – Juares Silveira Samaniego
1º vice-presidente do Crea-MT- André Luiz Schuring
Diretor administrativo do Crea-MT – Valmi Simão Lima
Vice-diretor administrativo do Crea-MT – Ivan Correa Gonçalves
Coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-MT- Edson Domingues de Miranda
Diretor geral da Mútua –MT – Adjane Prado
Diretora administrativa da Mútua-MT – Suzan Lannes
Fonte: Crea-MT