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Em teletrabalho, Mútua mantém atendimento e concessão de benefícios

Telefone e internet são aliados dos setores que seguem com atividades em home office

As atividades desenvolvidas pelas equipes da Mútua, mesmo com parte dos colaboradores permanecendo em home office, não foram afetadas pelas medidas de segurança adotadas contra a COVID-19. A pandemia alterou as rotinas da Mútua, mas não impediu a Caixa de Assistência de cumprir seus compromissos fundamentais. O atendimento continua a ser prestado, mesmo a distância, com produtos, serviços e benefícios aos mutualistas por outros canais: seja pelo telefone, por e-mail ou pelo fale conosco, em seu portal, permitindo que todos possam ser atendidos em segurança.

Benefícios
Neste ano, foram concedidos, de janeiro até 19 de agosto, 3.967 benefícios reembolsáveis, no valor de R$ 114.666.162 mi. No mesmo período, foram 69 benefícios sociais, com R$ 330.502 mil. Já no período da pandemia – considerando 23 de março a 19 de agosto -, o número de concessões de reembolsáveis foi 2.575, num total de R$ 71.829.368 mi. Os benefícios sociais, durante a pandemia, totalizaram 46, com R$ 205.516 mil.

Desde a sua efetivação, o Benefício Reembolsável COVID-19 foi concedido para 44 associados, num total de R$ 426.344 mil (outras 37 solicitações estão em análise). Foram também concedidos 71 Benefícios Sociais COVID-19 (sem reembolso), totalizando R$ 74.195 mil (em análise, são 35 solicitações).

Importante frisar que a solicitação de benefícios não foi prejudicada pela pandemia. Isso porque, desde setembro do ano passado, a Caixa de Assistência trabalha com sistema de atendimento online para os pedidos de benefícios.

TecnoPrev
Mesmo com a pandemia, as adesões ao plano de previdência complementar da Mútua, o TecnoPrev, estão sendo bastante representativas. O resultado é que, no período, foram incluídos 2.127 novos participantes. Ficou clara, ainda, a preocupação dos associados com a contratação de cobertura adicional para risco de morte, muito disso em função da pandemia. E essa cobertura é uma das opções do TecnoPrev e está disponível aos associados.

Renegociação
A Gerência de Cobranças também registrou aumento de procura, tendo intensificado o trabalhado de atendimento ao associado. E para não prejudicar os mutualistas neste período delicado para os profissionais do setor tecnológico, que foi duramente atingido pela pandemia – a Mútua prorrogou ou reescalonou parcelas de contratos de benefícios reembolsáveis. A Gecob atendeu no período da pandemia 4.360 associados.

No período entre janeiro e 23 de março, foram renegociadas 1.319 parcelas, equivalentes a R$ 16,27 mi. Desde o início da pandemia, outras 1.908 parcelas foram renegociadas, equivalentes a R$ 23,52 mi, num total de 3.227 parcelas renegociadas, ou R$ 39,79 mi. As parcelas reescalonadas foram 148, até 23 de março, e 150, de 24 de março a 21 de agosto, num total de 298 parcelas, equivalentes a R$ 372.8 mil – somente no período da pandemia, foram R$ 209.607 mil.

Principais assuntos abordados pelos associados
Desde o início da pandemia, a Central de Relacionamento Mútua realizou, em home office, um total de 27.872 atendimentos, enquanto que no mesmo período do ano passado o número foi de 20.242.

Houve um aumento considerável na procura por informações relacionadas a reembolso de benefícios, principalmente quanto a medida da Mútua de prorrogar por até quatro meses o reembolso dos benefícios sem juros, multa e correções. Da mesma forma, houve grande busca por esclarecimentos sobre a prorrogação do vencimento da anuidade 2020, que se encerrou em 31 de julho, depois de quatro meses prorrogado.

Ouvidoria
O período da pandemia trouxe novos desafios para a Mútua e ampliou as necessidades dos associados. Prova disso é que, desde o início do ano até o final de julho, o número de atendimentos da Ouvidoria chegou a um total de 395 ocorrências, sendo 337 desde 20 de março, quando a Mútua entrou em regime de teletrabalho.

A maior parte dos relatos trata das dificuldades dos mutualistas em pagar suas parcelas de benefícios reembolsáveis, além de algumas dúvidas sobre planos de saúde. Mas cabe o destaque de que a instituição tem recebido elogios, tanto em relação aos atendimentos na Sede e às providências para ajudar os profissionais durante a crise, como também quanto ao atendimento nas Regionais.

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Fonte: Gecom Mútua