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Em reunião com a Direx, Diretorias do Sudeste apresentam demandas regionais

Foram mais de 10 horas de debates, ao longo de dois dias, com propostas sobre anuidade, taxas de juros e outros benefícios para os mutualistas. A reunião foi híbrida.

Terminou na manhã de sexta-feira (11), a 15a reunião da Diretoria Executiva com os diretores dos estados da Região Sudeste, que estiveram em Brasília (DF) para debater questões administrativas e gerenciais, além de melhorias para os associados das Caixas de Assistência. Os participantes manifestaram, ao longo das discussões, propostas para oferecer sempre mais um atendimento de alta qualidade para os mutualistas, bem como a preocupação em cumprir cada vez mais, e de forma integral, o compromisso social e assistencial da Instituição, principalmente neste momento, em que o Brasil ainda vivencia os desafios econômicos e sanitários provocados pela pandemia do coronavírus.   

Foram mais de 10 horas de reunião, ao longo de dois dias, com a discussão de propostas como a redução do valor da anuidade Mútua e taxas de juros em benefícios, criação de novas modalidades de benefício pré-aprovado (como já houve), além de sugestões sobre o Clube Mútua de Vantagens, planos de saúde e previdência complementar TecnoPrev. Algumas dessas alterações dependem de avaliação das áreas técnicas e da aprovação do Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. 

A coordenadora das Caixas Sudeste e diretora geral do ES, Leila Issa (ao centro), junto aos diretores executivos da Mútua

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente Fernando Dacal e os diretores de Benefícios e de Tecnologia, Cláudio Calheiros, Financeiro, Ricardo Araújo, e Administrativa, Giucelia Figueiredo, e a coordenadora das Caixas Sudeste e diretora geral da Mútua-ES, Leila Issa, que destacaram a importância do trabalho conjunto e integrado, para a construção de soluções que atendam às necessidades dos associados e das Regionais.  

Dacal, ao saudar os diretores, explicou o processo que o trouxe à Mútua, por escolha do Plenário do Confea, para substituir o diretor de Benefícios, e que chegou à Presidência por causa da morte precoce de Paulo Guimarães, em 10 de maio. “Buscarei dar continuidade ao trabalho do presidente Paulo e realizar os ajustes necessários, seguindo sempre as determinações do TCU e da CCSS”, enfatizou. “Buscaremos, ainda, atender as Caixas em tudo o que for possível”, indicou.  

“Nós precisamos, cada vez mais, fortalecer esse recorte social, principalmente neste momento em que enfrentamos três pandemias: a pandemia da Covid-19, a pandemia do desemprego e a pandemia da fome. É com esse imenso sentimento de responsabilidade que, em nome do presidente Dacal, a gente faz este acolhimento a vocês. Reforçar a responsabilidade social, o caráter assistencial de nossa Instituição e nos cuidarmos. Por que cuidar de cada um é cuidar do coletivo”, ressaltou a diretora Administrativa Giucelia Figueiredo.

O diretor Financeiro Ricardo Araújo defendeu o crescimento e o fortalecimento das Caixas de Assistência. “Estamos aqui para contribuir com o crescimento da Mútua e para fazê-la cada vez mais forte. E nesse sentido, devemos, também, estar atentos aos compromissos e à responsabilidade que nós temos com os nossos associados. Agora, o mais importante a se destacar é que, neste momento de crise forte do país, a Engenharia vem dando respostas significativas para a economia nacional”, afirmou. 

O diretor de Benefícios e de Tecnologia, Cláudio Calheiros, iniciou sua fala lembrando que faltam pouco mais de 70 dias para encerrar seu mandato e agradeceu a participação de todos. “Estou finalizando, em algumas semanas, a minha participação na Mútua, mas isso não significa que o trabalho acabou. Pelo contrário, temos muito a fazer ainda, para consolidar as mudanças nas áreas técnicas da TI”, informou. 

Propostas 

Muitos temas estiveram em pauta na reunião. As propostas que trazem impacto financeiro ou que dependem de mudanças técnicas para serem implementadas, precisam ser analisadas pelas equipes técnicas da Mútua e, em sendo viáveis, devem passar pelo Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Entre eles, um dos temas que mais mobilizou a atenção dos diretores envolve os planos de saúde. O foco é reduzir os valores cobrados, mas as administradoras poderão ofertar planos nacionais e mais completos. Dessa forma, o associado escolherá seu plano de acordo com sua necessidade e condição.

O diretor Administrativo do RJ, Osvaldo Neves

Outro tema levado ao debate pelo Rio de Janeiro foi a possibilidade de reduzir a primeira anuidade para novos associados. Uma das sugestões em debate foi retirar a primeira contribuição dos novos associados ao TecnoPrev. A área técnica da Mútua explicou, no entanto, que além de constituir o mutualismo, princípio que norteia a instituição, a contribuição é importante para a constituir o Pecúlio e é uma necessidade para garantir a correta execução do plano de previdência complementar.   

Os diretores do ES, Douglas Muniz Lyra (Administrativo) e Eduardo Luiz Henriques, (Financeiro)

Os representantes da Regional Espírito Santo, a diretora geral e coordenadora das Caixas Sudeste, Leila Issa Vilaça, Douglas Muniz Lyra (Administrativo) e Eduardo Luiz Henriques (Financeiro) defenderam mudanças na divulgação das promoções e descontos do Clube Mútua de Vantagens, de maneira a trazer mais oportunidades aos associados, principalmente neste período de grave crise econômica. 

O diretor de MG, Abelardo Ribeiro de Novaes Filho (Geral)
A diretora Administrativa de MG Junia Márcia Bueno Neves

Os diretores de Minas Gerais, Abelardo Ribeiro de Novaes Filho (Geral) e Junia Márcia Bueno Neves (Administrativa) solicitaram à Diretoria Executiva que considerassem a possibilidade de os associados usarem os recursos do Benefício Reembolsável Veículos para a aquisição do bem em nome de Pessoa Jurídica.

Os diretores, Renato Archanjo de Castro (Geral) e Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos (Financeira)

Já a Caixa SP e seus diretores, Renato Archanjo de Castro (Geral) e Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos (Financeira), apresentaram diversas propostas, como a revisão dos valores do Benefício Equipa Bem para aquisição, construção, reforma e ampliação de imóvel e ampliação do prazo de pagamento dos atuais. “Esta solicitação está baseada no fato de que com os valores atuais não é possível se adquirir, construir ou ampliar um imóvel” explicou o diretor Castro.

Eles propuseram a redução nas taxas de juros dos benefícios de maneira a proporcionar mais condições aos mutualistas. E também defenderam criar um empréstimo pré-aprovado e de acesso rápido aos profissionais, além de proporcionar ao recém-formado um desconto na sua primeira anuidade da Mútua, assim como é realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado (Crea-SP).

Fonte e fotos: Gecom Mútua