Notícias

Em Recife, presidentes do Sistema conhecem a proposta do Programa de Fiscalização Inteligente (PROFI)

A Diretoria Executiva da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea participa da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, nos dias 17 a 19 de abril. Na tarde do segundo dia (18/04), o presidente da Caixa de Assistência, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, iniciou a pauta da Mútua saudando a todos os presidentes e reforçando a parceria e o apoio da instituição a todos os Creas e ao Confea.

Na sequência, ele convidou os  assessores da Caixa de Assistência, Edvaldo Maia e Vinicyus Froes, para realizarem uma apresentação sobre a proposta de criação do Programa de Fiscalização Inteligente (PROFI).

O projeto visa utilizar a inovação para fortalecimento, aprimoramento e ampliação das ações de fiscalização do exercício e das atividades profissionais. “Vamos disponibilizar mecanismos, ferramentas e recursos para modernizar, aperfeiçoar e uniformizar os procedimentos que levam ao cumprimento da atividade finalística do Sistema Confea/Crea e Mútua”, indicou Francisco Almeida.

Conforme explicou Edvaldo Maia, a operação do PROFI se dará por meio de uma plataforma, para oferecer um fluxo intuitivo e fluído para a fiscalização, bem como ser responsivo para utilização em smartphones e tablets. “Com isso, será possível consultar dados de profissionais, empresas e serviços relacionados às áreas de abrangência dos Creas, visualizando suas localidades no mapa de forma geolocalizada”, destacou o assessor da Mútua.

O Programa está aberto para adesão dos 27 Creas, mediante assinatura de Convênio. A Mútua deverá investir cerca de 1% de sua receita vinda do recolhimento das ARTs.

Abertura do CP
Os diretores executivos da Mútua de Benefícios, Administrativa e de Tecnologia, respectivamente, o engenheiro civil Carlos Vilhena, a engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo e o geólogo Waldir Costa Filho acompanham o encontro desde a abertura, na segunda-feira (17/04) e, assim como o presidente da Caixa de Assistência, o diretor Financeiro e engenheiro agrônomo Arício Resende chegou à capital pernambucana para a reunião nesta terça-feira (18/04). Os diretores da Mútua-PE, engenheira civil Roberta Meneses (Geral), engenheiro de Pesca Leonardo Sales (Financeiro), e engenheira civil Rosely Monteiro (Administrativa) também participam do CP.

A solenidade de início dos trabalhos contou com a presença do prefeito do Recife, o engenheiro civil João Campos (PSB), que manifestou sua alegria em receber as lideranças do Sistema. “É muito bom falar para um quórum tão qualificado. Também escolhi como área de atuação e formação essa área. Para mim, é muito importante a formação como engenheiro civil porque, ao ser prefeito, cuidamos do nosso território, o que bate diretamente na porta da Engenharia.

O diretor da Mútua, Carlos Vilhena, integrou a mesa principal e comentou a atuação da entidade como braço assistencial do Sistema. “Estar aqui é a oportunidade de ouvir nossos colegas presidentes e trocar experiências para que possamos valorizar nossos profissionais. O desenvolvimento sustentável e a preservação de direitos da sociedade passam pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Cabe a esse braço social do Sistema auxiliar o profissional na sua construção”, disse.

Ao representar o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, o vice-presidente engenheiro eletricista Evânio Nicoleit saudou a projeção de Recife e do Estado de Pernambuco. “Colocamos também todo o nosso Sistema à disposição da Prefeitura para que a gente possa compartilhar informações estratégicas relacionadas ao Sistema, às instituições de ensino e entidades de classe, em defesa da nossa sociedade”, disse.

Já o coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, engenheiro florestal Carlos Xavier, desejou sucesso à reunião, enquanto o coordenador do CP, engenheiro agrônomo Ulisses Filho, agradeceu a receptividade, apontou a importância das decisões previstas para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua e agradeceu a presença do prefeito João Campos e de assessores da prefeitura.

A execução dos hinos do Brasil e de Pernambuco foi conduzida pelo coral do Crea-PE, com homenageados a Nair Ceciliano Antonio, mãe do presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista Luiz Cosenza (falecida em 22 de março), e ao engenheiro eletricista Carlos Roberto Aguiar de Brito (falecido no último dia 12), ex-conselheiro do Crea-PE, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco (Senge-PE) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), de 1993 a 1999, da qual Carlão, como era conhecido, foi um dos fundadores.

Salvador vai sediar a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia em 2024

Salvador (BA) será o anfitrião da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) de 2024. A cidade foi escolhida, por unanimidade, como sede do evento, na tarde desta segunda-feira (17) pelo CP.

A candidatura do Crea-BA foi apoiada pelo Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste, que aconteceu nos dias 3 e 4 de abril, em Aracaju (SE).

Temas em debate
Durante os três dias, o fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua debate temas de grande relevância para o funcionamento dos conselhos e da Mútua e para as ações em prol da sociedade e dos profissionais.

Entre os assuntos na pauta, as eleições gerais deste ano, a 78ª Soea, a aprovação da resolução 1.137, substituindo a 1025/2009, sobre a adequação à Nova Lei de Licitações e os encontros técnicos do Sistema.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Confea e do Crea-PE)

Fotos: Adriana Tosta – ASCOM/Mútua, Marck castro/Confea e Crea-PE