Notícias

Em palestra sobre o mundo pós-pandemia, professor Leandro Karnal propõe otimismo estratégico para a vida

A apresentação foi transmitida, via internet, na manhã desta sexta-feira, para profissionais inscritos na Soea Connect de todo o país

Colaboradores da Mútua assistem à aula no auditório da instituição  

Sem fugir ao seu conhecido estilo, que combina de forma leve – e por vezes, também cômica – o conhecimento histórico e a paixão pela filosofia, com um discurso cético e irônico, o professor, escritor e apresentador de TV Leandro Karnal deu uma aula para os participantes da Soea Connect, na manhã desta sexta-feira (17), sobre o tema O mundo pós-pandemia: as relações pessoais e o comportamento da humanidade.

Karnal iniciou sua explanação abordando a situação inédita que a pandemia provocou em todo mundo, e que resultou numa crise econômica e social sem precedentes. Ele desejou a rápida recuperação econômica e social dos países e lamentou as vítimas da Covid-19, mas, ao mesmo tempo convidou os participantes a reconhecer que muitas das mudanças provocadas pela pandemia vieram para ficar, como as reuniões virtuais e as lives, bem como novos hábitos e comportamentos em ambientes públicos e profissionais.

Ao lembrar da importância que a Educação à Distância e o trabalho remoto adquiriram no último ano, Karnal fez uma provocação aos engenheiros, convidados a pensar em novas configurações para as habitações pós-pandemia, com a inclusão de escritórios, salas de estudo e trabalho e ambientes adaptados a transmissões de vídeo, por exemplo.

O professor também destacou as mudanças sociais, lembrando como esse período recente foi duro com setores econômicos específicos, como o comércio, os espetáculos e a própria educação, mas destacou a importância de as pessoas compreenderem que a crise é também uma oportunidade para novas descobertas, novas profissões, diferentes práticas sociais, mercados de trabalho e tecnologias.

Colaboradores participam da Soea Connect e prestigiam aulas magnas patrocinadas pela Mútua

E a partir daí, defendeu a necessidade de cada uma das pessoas estabelecerem metas e propósitos a serem alcançados no médio e longo prazo. “É preciso buscar aprender mais, estudar mais, aprender novas informações, desenvolver novas habilidades e profissões. Se você tem 30 anos, ainda dá tempo de aprender uma nova língua, estudar inglês, por exemplo, para que aos 32 você tenha uma nova ferramenta para sua vida. Se você tem 56 anos e se pergunta, “devo ou não fazer o curso de Direito, se afinal vou me formar com 60 anos?”, eu respondo que “formado ou não, você terá 60 anos de qualquer forma, se estiver vivo ainda. O que você quer, fazer mais, aprender mais, conquistar mais, ou permanecer no mesmo lugar? Se você tem 50 anos e quer estudar russo, talvez não venha a se tornar um grande tradutor, mas com certeza terá, em pouco anos, a oportunidade de ler Liev Tolstói ou Fiódor Dostoiévski em sua língua original”, propôs.

Se definido como um eterno otimista, Karnal fez questão de diferenciar a reclamação da crítica, defendendo a relevância e o caráter propositivo da segunda. “Entrar numa sala e dizer: “que lugar quente e desagradável”, é uma reclamação. Já afirmar “esse local está quente e abafado. O que podemos fazer, como podemos tornar o ambiente mais agradável e ventilado? Será que podemos abrir aquelas janelas, melhorar a circulação de ar, aproveitar melhor a luminosidade daquele outro lado da sala”, é uma proposição à mudança, uma chance de melhorar”, afirma.

“Sou um otimista. E considero que só o otimismo nos traz resultados, porque o pessimista prefere reclamar e se omitir diante de um problema. Faço o convite a vocês para exercer o otimismo, mas não o otimismo ingênuo, improdutivo, mas o otimismo estratégico, aquele que traça metas e busca novo propósitos, novas ideias. Deixo a vocês esse convite, para que possamos aproveitar esse momento de tanto sofrimento para encontrar novos caminhos, para que a vida possa continuar a crescer, a estagnação é como a morte, a vida precisa crescer, como uma planta que segue”, encerrou o professor, ao final de uma hora de aula.   

Autor de mais de 20 livros, cujas vendas já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares, Leandro Karnal possui mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, é colunista do Estadão e apresentador da emissora de TV a Cabo CNN Brasil. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o escritor é especializado em História da América e doutor em História Social pela USP.

Fonte e fotos: Mútua.