Notícias

Em especial ao presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, pela condução dos trabalhos junto ao Congresso Nacional

Ontem (5) foi um dia de vitória para o Sistema Confea/Crea e Mútua, mas, sobretudo, de destacar a importância dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para a segurança da sociedade. As emendas à PEC 1040 que pretendiam retirar direitos dos profissionais da área tecnológica e, por conseguinte, deixar a população e o país em situação de insegurança, foram desconsideradas, também, pelos deputados federais na votação da proposta na Câmara. Na quarta-feira (4), o Senado já havia referendado o não aos chamados “jabutis” inseridos no projeto, fazendo a matéria retornar ao crivo dos parlamentares da Câmara Federal.

Com isso, o Sistema Confea/Crea e Mútua mostrou sua força e, por meio de uma intensa e articulada mobilização, conseguiu sensibilizar o legislativo da necessidade de manter em vigor a Lei nº 4.950-A/1966, que estabelece o piso salarial para os profissionais registrados nos Creas. A Mútua, com destaque de seus diretores executivos e regionais, uniu esforços na divulgação dos pleitos do Sistema no tocante às emendas. Em nome de todos que integram a Caixa de Assistência, os diretores executivos – eng. civil Fernando Dacal (presidente), eng. civil Ricardo Araújo (financeiro), eng. agronª. Giucelia Figueiredo (administrativa) e eng. agron. e Seg. Trab. Cláudio Calheiros (Tecnologia/Benefícios) – parabenizam, em especial, ao presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civil Joel Krüger, pela maestria na condução dos trabalhos da mobilização vitoriosa. Também destacam o trabalho dos presidentes de Creas, conselheiros federais e regionais, presidentes de entidades de classe e a todos os profissionais que estiveram envolvidos nessa luta.

As palavras do presidente da Mútua, Fernando Dacal, após a votação no Senado fazem ainda mais sentido nesta sexta-feira: “Esse foi o resultado da mobilização do Sistema Confea/Crea e Mútua, capitaneado pelo Conselho Federal. Um grande trabalho com o apoio da Assessoria Parlamentar, que conseguiu mostrar a relevância das nossas profissões para a nação e para a segurança da sociedade”.

Ainda na noite de ontem, o Confea postou, em seu perfil no Instagram, texto sobre a vitória na Câmara dos Deputados. “Em meio à intensa e sistematizada articulação do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da MP 1.040/21, com texto favorável às demandas da Engenharia, Agronomia e Geociências”, diz a mensagem em comemoração.

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Confea