Notícias

Diretoria participa de Sessão Plenária do Confea

O presidente Francisco Almeida apresentou o relatório de atividades da Instituição

Carlos Vilhena, Francisco Almeida, Arício Resende e Waldir Duarte

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) abriu, na manhã desta quarta-feira (23/02), a 1593ª Sessão Plenária Ordinária, para deliberação de itens das Comissões, proposições dos Creas e da Mútua, entre outros assuntos.

A Diretoria da Mútua compareceu à reunião para apresentar o relatório de atividades dos últimos meses. Após os ritos iniciais protocolares, o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, detalhou os principais pontos de destaque, como campanhas de associação, para pagamento das anuidades, e outras. Os diretores, engenheiro civil Carlos Vilhena (Benefícios), engenheiro agrônomo Arício Resende (Financeiro) e geólogo Waldir Duarte (Tecnologia) também acompanharam a explanação, contribuindo com o relato aos conselheiros. A diretora administrativa, engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo, não pôde comparecer, pois está com suspeita de Covid.

Indicadores importantes, tais como crescimento do quadro associativo, redução do custeio, número e valores de concessões de benefícios, também foram relatados pelo presidente. “Só em janeiro desse ano, tivemos um acréscimo de 806 novos filiados, representando 68% de aumento. Acredito que até dezembro, seguindo essa média, teremos 200 mil associados, superando nossa expectativa. Todo avanço foi conseguido com uma divulgação orgânica, inclusive com o apoio do Confea, que, por meio da TV Confea, produziu vídeos sobre a Mútua”, comentou Francisco Almeida. Ele agradeceu à equipe da TV Confea, em nome da jornalista Taís Cerutti.

Um dos vídeos produzidos pela TV Confea

Ações

Outras importantes ações em estudo e, também, algumas já em curso, foram elencadas na apresentação: novo normativo do Divulga Mútua – com regramento para utilização e foco na fiscalização e educação -; novo formato de captação de associados; projeto Caixa Sustentável; Plataforma de Assinatura Eletrônica; interação com o TCU; e controle de atividades e planejamento por meio de ferramentas de BI.

Business Intelligence

O Assessor de BI, Vinicyus Fróes, auxiliou o presidente da Mútua para apresentar aos conselheiros a nova forma de acompanhamento e controle de resultados, utilizando ferramentas de BI. Francisco Almeida mostrou o acompanhamento, em tempo real, de indicadores como o desempenho das Regionais, quantitativo de associados, concessão de benefícios, entre outros.

Ao centro, o presidente do Confea, Joel Krüger, e ao seu lado o vice-presidente do Conselho, Carlos Pimenta. Na ponta, o assessor da Mútua, Vinicyus Fróes

Participação dos conselheiros

Saudando todos, o conselheiro e coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), engenheiro agrônomo Daniel Galafassi, solicitou ao presidente da Mútua um melhor detalhamento sobre os critérios de repasse de verbas pelo programa Divulga Mútua e sobre o processo de licitação para a contratação de agência de publicidade. Francisco Almeida prontamente explicou que, conforme indicou em sua apresentação, o normativo do Divulga Mútua será alterado, mas que nesse período de transição, o programa de patrocínios da Mútua segue com os critérios anteriores. Sobre o processo licitatório, o presidente relatou que o edital está em fase de construção.

Na sequência, o conselheiro e membro da CCSS, engenheiro civil Gilson Queiroz, também abordou o Divulga Mútua e falou sobre a reunião com representantes das Caixas de cada região para ouvir as Regionais da Mútua. Ainda parabenizou o presidente pela apresentação e pelos avanços. Francisco Almeida pediu ao conselheiro que converse, também, com os diretores executivos, conheça as recentes ações e analise os dados.

Já o conselheiro do Rio de Janeiro, engenheiro eletricista Jorge Luiz Bitencourt, lembrou do papel da Mútua nos momentos em que os associados passam por dificuldades, como a tragédia de Petrópolis. “Quero parabenizar a Mútua-RJ, em nome do diretor geral, engenheiro eletricista Luiz Felipe Pupe de Miranda, pela ação que fez, ao ligar para todos os mutualistas de Petrópolis, mostrando sua função assistencial, e, em nome da Diretoria Executiva, parabenizo a Mútua Nacional”.

“Essa ação é o que queremos! Ou seja, chegar aos profissionais. Desde sexta-feira estamos ligando para todos, colocando recursos a disposição deles, pois essa é a função social da Mútua”, sublinhou o presidente Francisco Almeida.

O Engenheiro eletricista Genilson Pavão Almeida, conselheiro federal pelo Maranhão, disse estar muito feliz com a apresentação da Mútua, indicando que “estamos no caminho certo”.  E, em nome do presidente, parabenizou a Diretoria e o corpo funcional da Mútua, pois, segundo ele, a Instituição agora “está realmente comprometida com o acolhimento dos profissionais e numa nova formatação, não monetária e mais assistencial, trazendo a Mútua para perto dos profissionais”, avaliou.

Complementando, Pavão disse que as recentes ações de aprimoramento dos controles internos, de melhorias da gestão de governança e dando transparência, o levaram a essa análise positiva. “Em meu nome e, acho que posso falar pelos demais colegas, é nesse caminho certo que esperamos que a Mútua prossiga e avance muito mais”, finalizou.

Representante das Instituições de Ensino de Agronomia, o conselheiro federal e engenheiro agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, que esteve na sede da Mútua nessa terça-feira (22), compartilhou com os demais presentes sua visão acerca da Mútua, após a visita. “A exposição do presidente Francisco Almeida vai ao encontro do que tive oportunidade de ver pessoalmente. A liderança da Diretoria da Mútua está fazendo um excelente trabalho de governança. Diagnósticos estão sendo feitos por meio da implementação de um sistema de BI, que mostra o histórico e toda a estrutura e, graficamente e quase que instantaneamente, nos dá os resultados. E, com isso, meus questionamentos foram respondidos prontamente. Quero parabenizar, particularmente, pela transparência”, afirmou.

Dirigindo-se ao presidente da Mútua, a conselheira e engenheira agrônomo Andrea Brondani da Rocha, também parabenizou o trabalho que tem feito junto com os atuais diretores. “Notamos uma boa vontade em apresentar os dados e fazer as devidas adequações que se fazem necessárias”, ponderou. Destacando que é “mutualista com muito orgulho” e incentivadora da Mútua, Brondani comentou que, ao acessar o site da Mútua para verificar o sistema Divulga Mútua, achou a plataforma pouco intuitiva, sugerindo uma simplificação do sistema. “Me coloco no lugar dos meus colegas, principalmente, daqueles que estão no interior lutando para manter as atividades de sua entidade de classe, e precisam desse apoio da Mútua”, explicou.

O diretor de Benefícios Carlos Vilhena falou dos trâmites para que as entidades de classe solicitem os patrocínios da Mútua, orientando que o processo começa nas Regionais da Mútua, no caso de entidades estaduais. O presidente Francisco Almeida complementou ressaltando, novamente, que o programa está em reformulação e concordando com a conselheira sobre as melhorias que a plataforma demanda.

Encerrando as falas dos conselheiros, o engenheiro civil Daltro de Deus Pereira, referindo-se à reunião agendada para a próxima semana, entre a Mútua e os conselheiros, disse que esse é “mais um exemplo da gestão de transparência da Mútua”.  ‘Acabamos de decidir uma visita dos conselheiros à Mútua. Parabéns, presidente! É assim que deve ser, essa transparência e esse diálogo aberto que o senhor tem para conosco e para os diretores regionais. Quero parabenizá-lo, também, pelo BI que foi apresentado ao TCU e foi muito bem recebido e elogiado pelo Tribunal”, enfatizou Daltro.

Em suas considerações finais, o presidente da Mútua externou que, para ele, o dia de hoje foi “marcante” nesses seis meses de sua gestão. “Conseguir fazer com que vocês, conselheiros e conselheiras, nos visitem, mostra o Sistema realmente funcionando, o Sistema Confea/Crea e Mútua. Obrigado por essa disponibilidade do vocês, conselheiros, e de você, presidente Joel, em nos ajudar. Estamos, juntos, em prol dos nossos associados”.

Presidente da Mútua, Francisco Almeida, agradece o apoio e a disponibilidade dos conselheiros e do presidente do Confea em ajudar a Mútua

Alline Abreu e Cristiano Torres

Comunicação e Eventos Mútua

Fotos: Alline Abreu e Adriana Tosta/Mútua e Mark Castro/Confea