Menu fechado

Diretoria Executiva expõe balanço em Sessão Plenária do Confea

Apresentação do relatório gerencial da Instituição ocorreu na manhã desta quarta-feira

O diretor de Benefícios no exercício da Presidência, Fernando Dacal Reis, fez a apresentação do relatório mensal da Mútua na Sessão Plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília. Também estiveram presentes na Plenária virtual os diretores executivos Ricardo Araújo (financeiro), Antônio Carlos Soares Pereira (administrativo) e Cláudio Calheiros (Tecnologia).

Na oportunidade, Dacal falou sobre a proposta de reativação do benefício social Covid-19 e sobre o projeto de bolsas de estudo reembolsáveis, ambos os estudos sendo finalizados para apresentação às comissões de análise do Plenário do Confea.

O Benefício Social Covid esteve em vigor durante o estado de calamidade pública na primeira onda da pandemia e foi encerrado em dezembro de 2020. A nova proposta traz mudanças como ampliar o valor oferecido de um salário mínimo (R$ 1.100) para um salário mínimo e meio (R$ 1.650), por um período de quatro meses. 

A Diretoria Executiva justifica a decisão pela importância de a Mútua dar apoio aos profissionais no momento em que o Brasil passa pela segunda onda de casos de Covid, com muitos associados acometidos pela doença ou sofrendo os impactos da crise econômica.

Planos de saúde

Na Plenária, foi destacada, também, a realização de duas reuniões – em 29 de março e em 16 de abril – que discutiram os planos de saúde da Mútua, com a presença dos diretores executivos e de representantes das Diretorias Regionais das Caixas de Assistência, do Colégio de Presidentes e do Confea, além de convidados. Nos encontros foi discutida a licitação para a aquisição de software para a gestão da administradora e a abertura de edital para credenciamento das operadoras. 

O tema planos de saúde foi o mais discutido pelos conselheiros, durante o debate que se seguiu à apresentação. A partir daí, ficou acertado, entre os participantes do evento, que será realizada uma Sessão Plenária Extraordinária para encaminhar a proposta da Mútua, em data ainda a ser decidida.  

 Anuidade e Pecúlio

A exposição abordou, também, temas como indicadores dos dados de janeiro e fevereiro, a liberação do sistema Divulga Mútua para apoio a eventos não presenciais e a realização das Semanas de Conciliação de contratos em atraso, entre outros.

Uma medida que se mostrou acertada, conforme o relatório, foi a mudança da política de descontos para mutualistas que pagam as anuidades antecipadamente. Nos dois primeiros meses deste ano, o pagamento de anuidades foi 223,92% maior do que no ano passado. Foi 192,59% maior, em janeiro, e 270,72%, em fevereiro de 2021. 

“O Benefício Pecúlio por Morte cresceu bastante, explicado pelo momento difícil que estamos passando. Em 2019, foram 99 famílias assistidas; em 2020, o número chegou a 120 famílias; e este ano, até abril, já foram 66 benefícios concedidos, mais do que a metade do ano passado. Esperamos que esse crescimento reduza o ritmo, com o avanço da vacinação”, informou o presidente em exercício. 

Fonte e captura de imagem: Gecom/Mútua

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES