Notícias

Diretoria Executiva, eleita em 2018, se despede da Mútua nesta terça-feira

Diretores que saem hoje, 24, comentam a experiência de trabalhar na Instituição e agradecem a equipe de colaboradores

Os diretores Jorge Silveira, Juares Samaniego, Cláudio Calheiros, Paulo Guimarães (presidente) e Giucelia Figueiredo, na primeira reunião da Diretoria, recém-eleita em 2018

Novos benefícios reembolsáveis, benefícios Covid-19, criados para auxiliar profissionais durante a pandemia do novo coronavírus, protocolo eletrônico de documentos, que possibilita a assinatura de contratos administrativos via sistema, modernização dos sistemas de Tecnologia da Informação e aquisição de novos equipamentos para dar mais eficiência à Instituição, além do programa de bolsas de estudo, cujo projeto está em andamento. São muitas as mudanças e melhorias vividas pela Mútua nos últimos anos.

Outras conquistas: a certificação de qualidade ISO 9001, a duplicação do número de associados e a consolidação do TecnoPrev como um dos melhores e maiores planos de previdência instituídos do país.

Conquistas da Diretoria Executiva que assumiu em 2018 e que se despede da instituição nesta terça-feira (24): Paulo Guimarães, saudoso presidente da Mútua nas duas últimas gestões, e os diretores Jorge Silveira, Juares Samaniego, Giucelia Figueiredo e Cláudio Calheiros são os responsáveis pela condução do trabalho realizado — junto com Fernando Dacal, Ricardo Araújo, Antonio Carlos Soares Pereira e Paulo Sérgio Saran, que assumiram cargos na Direx ao longo do último ano.

“Foi uma experiência cheia de satisfação para mim, por trabalhar numa Instituição dedicada a um trabalho assistencial, humanista, tão importante. Um trabalho bastante agradável, mais leve e satisfatório, até, do que o realizado por mim em outras entidades do Sistema”, explicou o atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Jorge Silveira, que esteve à frente da Diretoria de Benefícios por cinco anos, e que se despediu da Mútua em 31 de dezembro de 2020.

Ele foi também conselheiro regional, coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil. Silveira faz questão de elogiar a competência dos colaboradores da Mútua. “Uma equipe da mais alta qualidade”, diz.

Outro que se despediu no final do ano passado foi o engenheiro civil e de Segurança do Trabalho mato-grossense Juares Silva Samaniego, que possui quase 20 anos de experiência junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Ele esteve como Diretor Financeiro da Mútua no triênio 2018-2021. Para ele, o mais importante é que a instituição mantenha o equilíbrio financeiro, trabalho que o envolveu por dois mandatos. Samaniego também foi presidente do Crea-MT, conselheiro regional, secretário de Meio Ambiente de Cuiabá e conselheiro federal do Confea.

“A experiência que nós vivenciamos aqui foi a de uma relação de aprendizado mútuo, com os diretores e com os colaboradores. E todos nós, da Diretoria, vamos levar isso para o resto da vida. Nós aprendemos muito, com toda a experiência e expertise dessa equipe”, afirmou a engenheira agrônoma paraibana Giucelia Figueiredo, a primeira mulher eleita para a Diretoria Executiva da Caixa de Assistência nos últimos 20 anos, e que foi reeleita para a gestão que conduzirá os trabalhos da Mútua pelos próximos três anos. 

Ela atuou por duas vezes como presidente do Crea-PB, foi superintendente federal do Ministério da Agricultura na Paraíba, secretária de Estado em Desenvolvimento Humano e secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em seu estado. Para Giucelia, “nós precisamos avançar cada vez mais. Eu, que continuarei esse trabalho, pretendo fazer muito mais na gestão que se inicia, junto com a equipe da Mútua”.   

Quem também faz questão de elogiar a competência da equipe é o engenheiro civil e de Segurança do Trabalho alagoano Cláudio Calheiros, que encerra hoje o seu quarto mandato na Mútua. Calheiros foi diretor de Benefícios entre 2009 e 2012 e foi presidente da Instituição de 2012 a 2015. Nas duas últimas gestões esteve à frente da Diretoria de Tecnologia da Informação. Além disso, sua experiência junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua também passou por atuar como conselheiro regional do Crea-AL por três mandatos e como Conselheiro Federal do Confea.

“Foi com muita satisfação que  assumi a Diretoria de Tecnologia da Mútua para o triênio 2018-2021 e, durante alguns meses, respondi interinamente pela Diretoria de Benefícios e também como presidente. Vários avanços foram implementados em todas as áreas pelas Diretorias que participaram dessa gestão, com o apoio e a colaboração de todos da Mútua, por isso, só tenho a agradecer pela colaboração e apoio nesta caminhada”, declarou Calheiros. 

Primeira reunião da composição temporária da Direx: os diretores Antonio Carlos, Paulo Guimarães, Cláudio Calheiros, Fernando Dacal e Ricardo Araújo

O empresário e engenheiro civil Fernando Dacal Reis chegou à Mútua em fevereiro, para assumir a Diretoria de Benefícios, no lugar deixado por Jorge Silveira. Ele foi eleito para a presidência depois da morte do presidente Paulo Guimarães. Dacal foi diretor do Sindicato da Industria e da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon-AL), presidiu o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e é ex-secretário de Finanças de Maceió (AL). Para a Mútua, ele trouxe uma visão gerencial mais empresarial, de acordo com sua experiência anterior.

“Só o que posso dizer é que foi uma honra passar esse período na Mútua. Quando cheguei aqui,  não sabia o que iria encontrar, porque tinha uma visão sobre a Mútua bem diferente da realidade. O que encontrei foi uma equipe bastante dedicada e atenta a oferecer os melhores serviços, com grande competência e dedicação”, elogiou.

Quem também chegou à Mútua em fevereiro foi o engenheiro civil Ricardo Araújo, que assumiu a Diretoria Financeira, substituindo Juares Samaniego. Ricardo Araújo deu especial atenção para integrar as informações dos setores Financeiro, de Cobranças e de Tecnologia da Informação. “Acredito que minha maior contribuição foi criar uma estrutura que, além de fortalecer essas áreas, permite acessar o histórico de negociações e de concessão de benefícios, e possibilita um melhor controle financeiro da instituição, declarou.

Ricardo Araújo foi vereador por Rio Branco (AC), secretário municipal adjunto de Obras e secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. No Sistema Confea/Crea e Mútua, ocupou os cargos de diretor-geral da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Rio Branco, diretor de Planejamento e vice-presidente do Sindicato de Engenheiros (Senge-AC).

Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC) e atual assessor da presidência da Mútua, Paulo Sérgio Saran também chegou a ocupar a Diretoria Financeira, por sete meses, em 2020, durante o período eleitoral das Diretorias Regionais. Para ele, foi uma experiência gratificante contribuir com a Caixa de Assistência, apesar do período conturbado, no auge da pandemia do novo coronavírus.

“Tivemos avanços importantes, como o Auxílio Covid, que beneficiou muitos profissionais, e a redução de gastos no período do lockdown, que permitiu à Mútua continuar o trabalho sem precisar reduzir seu pessoal”, informa. Atualmente, Saran trabalha no programa de bolsas de estudo. Projeto em desenvolvimento desde o ano passado, as bolsas de estudo de cursos da área tecnológica serão oferecidas para filhos de associados e estudantes carentes. Os recursos viriam de parte da arrecadação da ART. Atualmente, a proposta está com o Confea.

Já o ex-diretor administrativo Antonio Carlos Pereira, que ocupou o cargo por dois meses neste ano, afirmou que “foi uma honra poder contribuir, ainda que por curto período, com o trabalho assistencial e tão importante da Mútua”. Engenheiro eletricista e professor universitário, Antonio Carlos foi diretor administrativo da Mútua-RJ por dois mandatos, além de coordenador nacional adjunto das Comissões de Ética e coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica.  “Outra coisa importante a destacar é que foi também muito bom poder participar dessa Diretoria, por tantos anos conduzida por um grande amigo, Paulo Guimarães, e que fará grande falta ao Sistema”, declarou. 

Fonte e fotos: Gecom Mútua.