Notícias

Diretoria da Mútua marca presença na abertura do 11º Encontro de Líderes

Evento contou com ainda com a participação de autoridades políticas de diversas esferas de poder, como o ministro do STF Dias Toffoli, o senador Eduardo Braga e o governador Carlos Massa Júnior

O presidente Francisco Almeida, na abertura do 11º Encontro de Líderes

Lideranças da área tecnológica e representantes políticos de diversas esferas de poder estiveram em Brasília (DF), na manhã desta terça-feira (15), para a abertura do 11º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Eles se reuniram para planejar ações, a serem realizadas em 2022, e decidir a composição dos fóruns consultivos profissionais.

A Diretoria Executiva da Mútua marcou presença no evento – o presidente Francisco Almeida, que participou do dispositivo de abertura, e os diretores Carlos Vilhena (de Benefícios), Arício Resende (financeiro), Giucelia Figueiredo (administrativa) e Waldir Costa (de Tecnologia) –, bem como diretores regionais das Caixas de Assistência de todo o país.  

Com a participação de aproximadamente 900 participantes, a cerimônia de abertura contou, ainda, com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, do senador Eduardo Braga (MDB/AM) e do governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD-PR), entre outras autoridades. Para participar do evento, todos os inscritos apresentaram cartão de vacinação ou teste PCR feito até 72 horas antes do encontro.

O presidente da Mútua, Francisco Almeida, iniciou sua explanação destacando a importância de se destravar as obras de Engenharia no país. Ele lembrou as iniciativas realizadas em seu estado, quando ainda estava à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).

Francisco Almeida também lembrou a importante missão da Mútua e o compromisso da Caixa de Assistência com a previdência, a saúde, a educação e o bem-estar dos profissionais da área tecnológica e suas famílias. “Nós devemos trabalhar para que esta Instituição atue como a Caixa de Acolhimento dos profissionais do Crea, e buscar ampliar a nossa base de associados, trazendo os 700 mil profissionais que ainda não conhecem ou não participam da Mútua”, defendeu.

Último a falar na cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, realizou uma prestação de contas acerca das ações empreendidas em 2021, dando especial atenção a iniciativas que envolveram o Programa Mulher, a atuação parlamentar, a cooperação com entidades internacionais e o sucesso das eleições e eventos realizados pela internet, durante a pandemia do novo coronavírus.  

“Atuando dia e noite no Congresso Nacional, nossos conselheiros federais reverteram propostas que vinham de encontro à atuação das entidades do nosso Sistema e criavam um ambiente de insegurança para a sociedade e para nossa ação fiscalizatória. Em menos de duas semanas, falamos com todos os senadores e, ao final, tivemos 40 emendas a nosso favor, que corresponde a quase metade do Senado. Essa é a força da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, ressaltou.

O ministro do STF, Dias Toffoli – a partir de uma retrospectiva dos desafios políticos e da turbulência dos fatos sociais, enfrentados pelo país nos últimos dez anos – fez uma convocação ao diálogo e destacou a importância de se estabelecer um ambiente de entendimento entre os diversos atores e instituições do país. Ele também destacou a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua, para o desenvolvimento do país, e do evento, com a reunião de representantes de mais de um milhão de profissionais. “Da mesma maneira que as construções humanas precisam de manutenção, relações humanas também precisam de manutenção, e a democracia e o Estado Democrático de Direito precisam de manutenção por meio do diálogo, do respeito às regras do jogo e do combate à desinformação”, afirmou.

O governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD-PR) destacou as ações de Engenharia e desenvolvimento realizadas em seu estado e abordou a vocação do Paraná para produção de alimentos e os projetos de infraestrutura em que o governo tem investido, entre eles a Ferroeste, ferrovia que ligará Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá. Ele também valorizou o 11º Encontro de Líderes, destacando que, “este encontro reúne o PIB da Engenharia brasileira”.

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) foi aplaudido em diversos momentos. Ele agradeceu a valorização e a unidade dos profissionais e cumprimentou o presidente Joel Krüger. Lembrou a importância da Engenharia, do agronegócio e da ciência que, para ele, “precisa transformar a Amazônia com inteligência”.

O parlamentar se comprometeu a apoiar projetos de lei como PLC 31, de 2014, que trata de inspeção e manutenção predial obrigatória, entre outros projetos. Para ele, “o Brasil é talvez um dos países que mais precisa de Engenharia, em função de suas carências na infraestrutura ferroviária, rodoviária e elétrica”, disse.

Também participaram da cerimônia o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre d´Oliveira, o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izidio Santos Junior, representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta, as conselheiras federais Michele Ramos e Andrea Brondani da Rocha, o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-AM, Afonso Lins, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Marco Aurélio Cândia Braga, o representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, Rogério Lima Silva, e a coordenadora nacional do Programa CreaJr., Luana Matos, estudante de Engenharia.

O 11º Encontro de Líderes segue com sua programação até quinta-feira, 17. Acompanhe a programação aqui.

Cristiano Torres e Alline Abreu

Comunicação e Eventos Mútua