Notícias

Diretores da Mútua acompanham reunião do CP em Gramado (RS)

Teve início, na manhã desta quarta-feira (1º), em Gramado (RS), a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua – 2022. Na abertura dos trabalhos, o presidente Francisco Almeida apresentou o relatório mensal de atividades da Mútua, com os mais recentes dados, informações e projetos da Caixa de Assistência. Também acompanham a reunião, os diretores executivos Carlos Vilhena (Benefícios), Arício Resende (Financeiro), Giucelia Figueiredo (Administrativo) e Waldir Costa Filho (Tecnologia), e o diretor geral da Mútua-RS Pablo Souto Palma.

Francisco Almeida começou falando da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), informando que a Mútua fechou convênios com hotéis de Goiânia para oferta de desconto aos participantes do evento. Outra novidade relatada pelo presidente da Mútua foi a aprovação de uma reformulação orçamentária pelo Confea, para que os Creas recebam aportes de até 50 mil em convênios, visando a participação das delegações na Semana Oficial.

Previous
Next

Diretores da Mútua

Pesquisa do perfil sociodemográfico

“Vamos realizar uma pesquisa inédita no país e uma das maiores já promovidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, para termos um retrato da empregabilidade da área tecnológica”, explicou Francisco Almeida. O trabalho será fruto de parceria entre a Caixa de Assistência e o Conselho Federal, cujo escopo já foi aprovado no Plenário do Confea.

A pesquisa vai coletar dados ligados à profissão dos engenheiros, para desenhar o perfil sociodemográfico, a partir de dados como o número de profissionais autônomos, servidores públicos e PJs, valores salariais, entre outros.

Também foi detalhado pelo presidente o projeto com o BIM Fórum, para capacitar os profissionais e implementar a tecnologia BIM em todo o país. “Serão mais de 300 vagas gratuitas que vamos oferecer às nossas Regionais e aos Creas para treinamentos online. Pela nova Lei de Licitações, em breve, todos os projetos deverão ser feitos na plataforma BIM e os profissionais precisam estar preparados”, destacou Francisco Almeida.

Relatório mensal

Como forma de prestação de contas, os participantes da reunião foram atualizados sobre o andamento das principais ações em curso: credenciamento de operadoras de saúde suplementar para oferta de planos aos associados; programa Mútua Sustentável, de fomento à independência econômica e financeira das Caixas; a reformulação do Divulga Mútua; o projeto de recuperação de anuidades em atraso; a integração entre as equipes das Regionais para suprir afastamentos de colaboradores; e os estudos de ampliação do quadro associativo.

Novos projetos

Para levar ainda mais benefícios aos associados, novos projetos e algumas alterações nas linhas já disponibilizadas foram propostos. Quatro deles encontram-se em análise no Confea: reformulação do Programa de Inclusão da Mútua (PIM), criação do auxílio maternidade, aumento dos valores dos benefícios sociais – Pecuniário e Pecúlio – e a ampliação do prazo de reembolso dos benefícios de 48 para 60 meses.

Business Intelligence

O Assessor de BI da Mútua, Vinicyus Froes, detalhou ao CP as possibilidades de análises e relatórios extraídos com a plataforma BI da Mútua. “Essa visão estratégica que a ‘inteligência’ nos possibilita, vem das análises históricas de diversos indicadores, e com recortes diversos de tempo, local, entre outros parâmetros. Tudo está integrado em nossa base de dados e atualizado em tempo real. Hoje já trabalhamos com nove indicadores que nos trazem informações sobre os associados, concessão de benefícios, entre outros pontos”, disse Froes.

O Sistema Confea/Crea e Mútua recebeu o secretário-adjunto de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, Ricardo Todeschini, e o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, durante a solenidade de abertura da reunião do Colégio de Presidentes. A agenda na cidade gaúcha vai até esta sexta-feira (3), com a condução dos trabalhos pelo coordenador do grupo, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, e pelo presidente em exercício do Confea, o conselheiro Daniel Sobrinho.

 

Usando capacetes brancos, os presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua manifestaram contrariedade à Proposta de Lei Complementar 39/2020, que permite a técnicos industriais de nível médio realizar projetos de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Atualmente essa atividade é prerrogativa exclusiva de engenheiros e arquitetos, profissionais que possuem competência curriculares voltadas para medidas de segurança. As lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua aderiram ao movimento do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul pela retirada da tramitação do PLC 39 e para que a Lei Kiss (Lei Complementar 14.376/13) não seja desfigurada.  

 

Alline Abreu – Comunicação/Mútua

Fotos: Mark Castro – Confea e Adriana Tosta – Comunicação/Mútua