Notícias

Diretora Giucelia Figueiredo participa de evento pelos 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge e é homenageada

Foi realizado evento comemorativo pelos 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) e pelos 10 anos das histórias em quadrinhos da Engenheira Eugênia, nesta quinta-feira (06/07). Com patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), a solenidade reuniu diversas lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências no Auditório do Conselho, e outras de forma virtual, como a diretora nacional da Mútua, engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo.

“Considero um momento histórico participar das comemorações dos 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge, um espaço de formulações e debates sobre a participação das mulheres na Engenharia e na sociedade. O Coletivo de Mulheres da Fisenge pode se dizer que foi precursor dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua nesse recorte de gênero e muito me envaidece estar representando a Mútua como única mulher na Direção nacional, nesse momento de reafirmação do protagonismo e visibilidade da participação da mulher engenheira. Parabéns ao Coletivo de Mulheres, parabéns Fisenge”, afirma Giucelia Figueiredo.

Giucelia Figueiredo teve sua participação online registrada pela Federação

A solenidade da comemoração contou, ainda, com a palestra sobre “Mulheres na engenharia: história e desafios”, feita pela engenheira química Simone Baía, e o lançamento da publicação “História das Mulheres na Engenharia”.

Homenagens: contribuição na luta pelos direitos das mulheres 

Momento da homenagem à diretora da Mútua

Um momento muito especial da programação se deu com homenagens a mulheres de destaque. Giucelia Figueiredo foi uma das homenageadas com a placa Engenheira Eugênia, por sua relevante contribuição na luta pelos direitos das mulheres e com o diploma de louvor e reconhecimento do Coletivo de Mulheres da Fisenge. Em nome da diretora da Mútua, a diretora da Mulher da Fisenge, engenheira Maria Virgínia Brandão, recebeu as honrarias.

Também foi inaugurada a primeira edição do Troféu Engenheira Eugênia que reverenciou a engenheira e Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana dos Santos, a primeira mulher presidente do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba, Alméria Carniato, e o programa “Mulheres e meninas na Ciência” da Fiocruz.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Imagens: Print do YouTube