Notícias

Diretor financeiro destaca aspecto orientativo da auditoria

Alinhamento de informações entre a Mútua e a Bez Auditores Independentes S/S

Na semana passada, a Mútua recebeu em sua Sede, em Brasília, auditores externos da empresa contratada pelo Confea, a Bez Auditores Independentes S/S.

O escopo das análises foram as demonstrações contábeis dos anos de 2019 e 2020 e, dentro da programação dos auditores, o diretor financeiro da Mútua, eng. civil Ricardo Araújo,  promoveu reunião na última quinta-feira (5) para tratar dos temas relativos ao processo de auditoria. Gestores e colaboradores de algumas áreas da Mútua estiveram presentes.

Conforme explicou o diretor, foram tratados alguns pontos da auditoria e a conversa transcorreu, de uma forma orientativa e visando melhorias. “Tratamos, por exemplo, da questão da avaliação anual de bens imóveis, falamos, ainda, sobre as anuidades em aberto que não se configuram como dívidas, e sobre o trabalho da Gerência de Cobrança de ‘limpeza’ do quadro de inadimplentes. Vejo como muito salutar esse processo de auditoria, pois, através dele, observamos pontos que precisamos melhorar”, indicou.

Contribuição importante

Ricardo Araújo finaliza sua participação na Diretoria Executiva da Mútua no próximo dia 24, quando se encerra a gestão triênio 2018/2021, e destaca o trabalho da Gerência de Cobrança, sob sua direção e com o apoio das Gerências Financeira e de Tecnologia, para aperfeiçoar a base de dados da inadimplência. A partir disso, agora a Mútua conta com relatórios mais detalhados e minuciosos, que permitem uma melhor análise e, assim, a realização de ações mais direcionadas para reduzir ainda mais a inadimplência.

“Agora, de fato, conhecemos quem são nossos devedores elencados como ‘massa podre’, ou seja, os débitos mais antigos. Esse trabalho de limpeza do cadastro de inadimplentes foi muito importante não só para cobrarmos, mas também para a área de benefícios na questão dos parâmetros de concessão e, até mesmo, para a auditoria”, enfatizou o diretor financeiro.

Na Mútua desde janeiro deste ano, Ricardo Araújo foi escolhido pelo Plenário do Confea para substituir o eng. civil Juares Sameniego, que saiu do cargo para assumir a Presidência do Crea-MT. “Fico muito feliz em ter contribuído com a Mútua, com o Sistema, com os profissionais, com a Engenharia em geral. Também aprendi muito com os colaboradores da Instituição, que são muito preparados e dedicados. Além disso, mudei minha visão da Mútua, que na época de conselheiro federal era outra”, esclareceu. Ensejando votos de sucesso à nova Diretoria Executiva, Ricardo Araújo diz que os novos diretores também têm essa visão “empreendedora” e certamente vão continuar com o trabalho de tornar a Mútua ainda mais atuante e presente na vida dos associados.

Diretor Ricardo Araújo agradeceu a parceria com todos na Mútua

Fonte e fotos: Gecom/Mútua