Notícias

Diretor financeiro da Mútua participa da Reunião dos Creas Norte e da 8ª Rondônia Rural Show

Juares Samaniego está representando a Caixa de Assistência nos dois eventos realizados em Ji-Paraná (RO)

Edison Rigoli, Carlos Xavier, Juares Samaniego e Denise Lopes (supervisora da Mútua-RO)

O município de Ji-Paraná, em Rondônia, a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, sedia esta semana a 8ª edição da Rondônia Rural Show, a maior feira de agronegócio do Norte do país. O evento teve início nessa quarta-feira (22) e segue até o sábado. Também ocorre no local – Centro Tecnológico Vandeci Rack – a reunião dos Creas Norte, com presidentes e representantes dos Conselhos da região.

Com debates importantes sobre propostas e ações de melhorias para os sete Creas, o diretor financeiro da Mútua, Juares Samaniego, acompanha as tratativas, reforçando o apoio da Mútua aos Regionais nas atividades de fortalecimento do Sistema, de valorização profissional e na defesa da sociedade. Samaniego ainda prestigia a feira agropecuária, onde a Mútua e o Crea-RO estão com estande de atendimento e divulgação de suas atividades.

A Regional da Mútua do estado também está presente com a participação do diretor geral, Eidison Rigoli, e de colaboradoras que prestam as informações no espaço conjunto da Mútua e do Crea.

Na programação do Crea-RO, dentro do estande, estão acontecendo palestras e rodadas de discussões para tratar de assuntos de interesse da Instituição. Na manhã desta quinta-feira (23), o governador do Acre, o eng. civil Gladson de Lima Cameli, que também é conselheiro do Sistema no Acre, palestrou sobre o desenvolvimento de seu estado.

Participantes da reunião dos Creas Norte

Para o presidente do Crea-RO, Carlos Xavier, a participação do Conselho na maior feira de agronegócios da Amazônia é uma oportunidade para estreitar relacionamento entre os conselhos, assim, como também, de receber os profissionais da região. “Hoje o dia foi bem produtivo, pois abordamos diversas pautas em reunião e ainda tivemos a oportunidade de acompanhar a palestra do secretário de Produção e Agronegócios do estado do Acre, o engenheiro agrônomo Paulo Matos, que nos enriqueceu com informações sobre o desenvolvimento de seu estado”, ressaltou o presidente.

No período da tarde o engenheiro florestal Ernesto Massayuki sawaeda – especialista em animais exóticos invasores da fauna e da flora natural – também palestrou com um tema bem diferenciado. Ele passou ao público, com dados e mapas, a preocupação que existe com o avanço da população de javalis no Brasil, em especial, na Amazônia. “São prejuízos e danos que poderão causar a entrada dos javalis e seus híbridos na região amazônica, prejudicando tanto a flora e a fauna, como também no agronegócio e a pecuária de corte”, ressaltou o palestrante.

8ª Rondônia Rural Show
Segundo a organização, cerca de 20 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia feira, que tem mais de 500 expositores e que nesta edição se tornou internacional. Comitivas dos Estados Unidos, Peru, Israel, Bolívia, China, Egito, Namíbia, Chile, Itália e AfroChamber, somadas aos representantes dos estados de Mato Grosso, Amazonas, Acre e Roraima, além de expositores e visitantes rondonienses e de outros estados, compõem o público da RRS.

Apresentar as modernidades tecnológicas do setor é uma das funções do evento, que tem uma expectativa de movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões em negócios e de visitação de 100 mil pessoas, somados os quatro dias de programação.

Por lá é possível conhecer vitrines de tecnologia sobre sustentabilidade, receber a indicação de novas cultivares, piscicultura, pecuária, visitar espaços para linhas de crédito, bem como percorrer a exposição de máquinas e implementos agrícolas, caminhões, produtos agropecuários, artesanato, agroindústria familiar e intercâmbio tecnológico, com trocas de experiências e inovações de pesquisas.

 
Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Crea-RO e Rondônia Rural Show)
Fotos: Mútua-RO