Notícias

Dia do Geólogo – Mário Cavalcanti de Albuquerque, diretor administrativo da Mútua-MT

Mútua – Como foi sua escolha pela Geologia?
Mário – Quem me motivou a seguir a profissão foi o geólogo Joel Souto Maior, da UFPE, que falava com grande entusiasmo sobre a Geologia. É muito empolgante, pois são muitas vertentes dentro da Geologia. Na verdade, se formos parar para analisar, a Geologia compreende toda a Engenharia. Na Civil, por exemplo, as construções precisam de ferro, que é um mineral, a areia que é extraída de rochas, o cimento, proveniente do calcário. Todos esses subprodutos têm em sua origem a Geologia. Assim como outras áreas, pesquisa e extração do ouro, o silício que é a matéria prima da fibra óptica, enfim toda a cadeia produtiva tem uma pincelada da Geologia.

Mútua – Ano passado o senhor se aposentou na CPRM. Como foi sua trajetória no órgão? Algum episódio mais marcante?
Mário – Me aposentei do Serviço Geológico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em outubro 2018. Era o momento de descansar e buscar aproveitar o que a vida me oferece, mas continuou apaixonado por ela (Geologia). Alguns projetos que participei no órgão foram mais marcantes, como os projetos de carvão no Rio Grande do Sul, de garimpos em Mato Grosso e mapeamentos geológicos em diversas folhas. No Sistema Confea/Crea e Mútua também oferecido minha contribuição profissional à minha categoria, aos profissionais em geral e à sociedade. Sou conselheiro do Crea-MT desde 1985 e diretor da Mútua-MT já no segundo mandato.

Mútua – Para os futuros profissionais, estudantes de Geologia, o que é importante destacar sobre a profissão?
Mário – É uma profissão desgastante, requer dedicação. O trabalho de campo nos impõe deixarmos nossa família, amigos e a diversão em busca do conhecimento. Mas a Geologia é muito empolgante e nos possibilita conhecermos lugares incríveis. Para os futuros profissionais, dedicação e empenho são os pontos mais importantes.
São os geólogos que pesquisam jazidas de NPK para melhorar a produtividade do agronegócio, ferro, nióbio e tantos outros metais para siderurgia, calcário, areia, argila para a construção civil, ouro, diamante para riqueza e presentes inesquecíveis e muitos outros elementos para melhorar nossos dia a dia.

 
Fonte e foto: Gecom/Mútua