Notícias

Dia do Engenheiro Florestal é marcado pela abertura do 9º Congresso Florestal Brasileiro

Evento acontece no Crea-DF, local que também recebeu o 1º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal – ENCEF

Nesta terça-feira (12/07), Dia do Engenheiro Florestal, o presidente da Mútua, Francisco Almeida, participou da abertura solene do 9º Congresso Florestal Brasileiro (CFB), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef) e pela Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS), com patrocínio do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O Congresso tem formato híbrido, com a programação presencial sediada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), até o próximo dia 15. De cunho técnico e científico, o CFB se propõe a fomentar o debate sobre o uso sustentável e gestão de florestas nativas e plantadas no país, incluindo os seus desdobramentos na indústria, serviços, comércio, economia, ciência, política, manejo, ordenamento e atuação profissional.

Para o presidente da Mútua, trazer à sociedade e aos profissionais, instituições e empresas que atuam no setor florestal, as inovações e atualizações científicas e tecnológicas, focadas nos desafios e nas oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social é o caminho para um futuro próspero.

Compõem a programação do 9º CFB, apresentações, debates, estudos e interações acontecerão em plenárias, palestras, painéis, sessões técnicas e apresentações de trabalhos técnico-científicos, além de exposição de produtos e serviços das instituições e empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento.

Pedro de Almeida Salles, presidente da SBEF e anfitrião do Congresso, conduziu a solenidade que contou com a presença das seguintes autoridades: Francisco Almeida, presidente da Mútua, João Pimenta, presidente em exercício Confea, Fátima Có, presidente Crea-DF, Ricardo Ludke, conselheiro federal, João Pessoa Riograndense, diretor de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Luiz André Reis, diretor do Crea-ES, Antônio Moreira, coordenador CCEEF, Raimundo Deusdará Filho, coordenador-geral de Inteligência SPA/MAPA, José Humberto Chaves, diretor-substituto de Concessão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Guilherme Sória Bastos Filho, secretário de Política Agrícola SPA/MAPA.

Glaucia Gebin, secretária-geral SBEF, também compôs o dispositivo de honra e Amantino Freitas, presidente da SBS participou virtualmente.

1º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal

Nos dias 10 a 12 de julho, ainda aconteceu, no Plenário do Crea-DF, o 1º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal – ENCEF, uma iniciativa da CCEEF (Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas da Engenharia Florestal) e da SBEF (Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais). A Mútua foi representada no Encontro pelo diretor geral da Mútua-DF, Arthur Milhomem.

No encontro, os coordenadores de cursos de Engenharia Florestal, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e demais interessados tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências a respeito de temas como: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inserção da extensão nos cursos de graduação, competências e habilidades, hibridização e atribuições profissionais.

Alline Abreu – Comunicação/Mútua

Foto: Mark Castro – Confea