Notícias

“Desenvolvimento sustentável nas políticas públicas: contribuição do Sistema com o lançamento da Frente Parlamentar”, destaca o presidente da Mútua

Um grande passo na consolidação do Sistema Confea/Crea e Mútua e dos profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências como principais fontes de construção das políticas públicas, nas mais variadas áreas da sociedade, foi dado nesta quarta-feira (21/06), com o Lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua.

De forma inédita, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) sediou uma Sessão Solene do Congresso Nacional e, ainda, a instalação do grupo legislativo, de caráter suprapartidário, destinado a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas.

“Esse é um dia marcante para o Sistema Confea/Crea e Mútua, tenho a certeza de que hoje e, a partir do nosso envolvimento com o Congresso, vamos contribuir com os senhores e as senhoras parlamentares, na valorização profissional e na defesa da nossa sociedade, oferecendo a nossa tecnologia e nossa inteligência e, assim, em seus projetos, poderão acolher nosso desenvolvimento sustentável. Parabéns ao presidente Joel Krüger e à deputada Marussa Boldrini! Contem sempre com o apoio da Mútua para que possamos promover o desenvolvimento sustentável, a democracia e os nossos profissionais”, salientou o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

Carlos Vilhena, Waldir Costa Filho, Arício Resende, Silvio Ramos, Roberta Meneses, Leila Issa Vilaça e Douglas Muniz

Também presentes à solenidade, os diretores executivos da Mútua, engenheiro civil Carlos Vilhena (Benefícios), engenheiro agrônomo Arício Resende (Financeiro) e geólogo Waldir Costa Filho (Tecnologia), e os diretores regionais da Caixa de Assistência: engenheira civil Roberta Meneses (PE), engenheira civil Karen Daniela (BA), engenheira geóloga Leila Issa Vilaça (ES), engenheiro agrônomo Douglas Muniz (ES), engenheira ambiental Paula Paiva (PA), engenheiro de Produção Márcio Sá (RN) e engenheiro de Produção Almir Mariano (RN).

“A Frente Parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua é uma conquista importante para a Engenharia Nacional!”, sublinhou o diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro civil Carlos Vilhena, ainda apontando rumos para o novo instrumento de diálogo. “Se bem aproveitada pelas partes (Sistema e Congresso Nacional), a Frente poderá em muito contribuir, por um lado, no desenvolvimento da nação e nas soluções de problemas afetos às nossas áreas de atuação, e, por outro lado, no aprimoramento das legislações que regem nossas profissões, bem como daquelas de interesse da categoria, em especial na defesa da sociedade”, sinalizou ele.

Terem sido realizados dentro do Confea o lançamento e a instalação da Frente Parlamentar, na visão do diretor de Tecnologia da Mútua, geólogo Waldir Costa Filho, indicam ainda mais a intenção do trabalho conjunto entre o Sistema e o parlamento, além de oportunizar que as lideranças da Engenharia, da Agronomia e das Geociências conheçam e interajam pessoalmente com os parlamentares. “É um grande avanço e um importantíssimo marco na relação do Sistema com os parlamentares. Ganham parlamentares, nossas profissões, nossos profissionais e toda a sociedade. Faço um agradecimento especial à presidente da Frente, a deputada federal Marussa Boldrini, pela articulação e posterior nomeação como presidente da Frente. Parabéns ao Confea, aos Creas e à Mútua pela bela articulação que viabilizou essa frente parlamentar”, reconhece Waldir Costa Filho.

Definindo como “uma ação positiva do Sistema Confea/Crea e Mútua”, o diretor financeiro da Mútua, engenheiro agrônomo Arício Resende, esclareceu que o trabalho junto ao Congresso Nacional é fundamental para o aperfeiçoamento da legislação profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.” Temos uma agenda legislativa bastante extensa, envolvendo projetos em diversas áreas e atividades, a qual defendemos a aprovação para que essas propostas venham a beneficiar os profissionais”, disse o engenheiro agrônomo.

 

Waldir Costa Filho, Marussa Boldrini e Francisco Almeida / Carlos Vilhena e Marussa Boldrini

 

Márcio Sá, Almir Mariano, Paula Paiva, Francisco Almeida e Karen Daniela

Presidente da Frente: uma engenheira
Presidido por uma mulher, a deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), o novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores. A parlamentar, ao iniciar sua fala nessa noite tão importante, fez uma saudação especial ao presidente da Mútua, a quem chamou de “amigo querido”. Marussa Boldrini disse que Francisco Almeida Meu sempre acompanhou sua trajetória de vida profissional. “Muito obrigada por você estar aqui e por presidir com tanta seriedade a Mútua, nós agradecemos por ter você à frente da Mútua e quanto já tem prestado serviços aos profissionais. Conte sempre comigo”, ressaltou a presidente da Frente Parlamentar.

O novo instrumento de construção coletiva de políticas públicas visa abrir espaços para participação ativa dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências nos debates mais relevantes para a sociedade brasileira. “É uma honra para mim, que já fui até voluntária no Crea-GO, hoje estar aqui presidindo a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Como profissional, eu reconheço os desafios a serem enfrentados pela nossa categoria. Contudo, agora ganhamos voz no parlamento”, comemorou Boldrini.

Agradecendo a presença das autoridades, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, definiu a instalação da Frente Parlamentar como uma demonstração de reconhecimento, valorização das carreiras e de defesa das prerrogativas profissionais. “Estamos vivenciando um momento histórico pela quantidade de parlamentares que aderiram à Frente. Cerca de 45% do Congresso Nacional aderiu a esse chamado para discutir além das questões internas e corporativas”, afirmou o presidente do Confea.

 

A solenidade ainda contou com as presenças do deputado Helder Salomão (PT-ES), da deputada Daniela Reinehr (PL-SC), do deputado Leônidas Cristino (PDT/CE), deputado Rafael Pezenti (MDB/SC) e da deputada Jack Rocha (PT/ES).

Coordenadorias temáticas
Ainda nesta quarta-feira, foi definida a diretoria executiva e deliberado o regulamento interno da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, que tem a seguinte composição:
dPresidente: deputada Marussa Boldrin (MDB/GO)
1° vice-presidente: senador Wilder Morais (PL/GO)
2ª vice-presidente: senadora Soraya Thronicke (União/MS)

Diretoria:
Deputado Hugo Mota (Republicanos/PB) para Diretoria de Organização e Administração Autárquica
Deputada Daniela Reinehr (PL/SC) para Diretoria de Educação e Formação Profissional
Senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB) para Diretoria de Relações Exteriores e Acordos Internacionais
Deputado Diego Andrade (PSD/MG) para Diretoria de Relações Institucionais
Deputado Waldemar Oliveira (Avante/PE) para Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo e Mercado de Trabalho

Coordenadorias Temáticas do Sistema:
Agronomia (CCEAGRO) – Deputado Pedro Lupion (PP/PR)
Agrimensura (CCEAGRI) – Deputado José Silva (Solidariedade/MG)
Civil (CCEEC) – Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE)
Florestal (CCEEF) – Deputado Túlio Gadelha (Rede/PE)
Elétrica (CCEEE) – Senador Eduardo Braga (MDB/AM)
Industrial (CCEEI) – Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)
Química (CCEEQ) – Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)
Segurança do Trabalho (CCEEST) – Deputado Rogério Correia (PT/MG)
Geologia e Minas (CCEGEM) Deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES)
Ética (CNCE) – Deputada Natália Bonavides (PT/RN)

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Confea)

Fotos: Marck Castro/Confea