Notícias

Crea-SE decreta luto pelo falecimento do conselheiro José Augusto Machado

O Crea-SE está de luto pela morte do conselheiro, o engenheiro químico e de segurança do Trabalho José Augusto Machado, ocorrida neste domingo (14/3), em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Amanhã, segunda-feira (15/3), todas as atividades na sede e nas unidades (Aracaju e Itabaiana) do Conselho estarão suspensas.

José Augusto Machado tinha 73 anos de idade e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital São Lucas, desde o dia 22 de fevereiro. Natural do município sergipano de Itabaiana, ele era um profissional muito participativo, com longa história e contribuição para o Sistema Confea/Crea e, mais especificamente, para a engenharia no estado de Sergipe.

Atualmente estava no exercício de mais um mandato de conselheiro (2021/2023), função que atuou por diversas vezes no Conselho. Neste momento, também estava como coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas. Ele também foi vice-presidente do Crea-SE.

José Augusto iniciou sua trajetória profissional em  1969, quando concluiu o curso de Química, na Escola de Química de Sergipe. Em 1970, José Augusto já era professor no Instituto de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele deixa a esposa, Iracema Barreto Machado e três filhos Breno, Diogo e Dênio.

O presidente do Crea-SE, engenheiro Civil Jorge Roberto Silveira lamenta a perda do amigo e profissional, José Augusto Machado. “ Um grande amigo, um conciliador, sempre comprometido com as questões da engenharia e do Sistema Confea/Crea. Neste momento só temos a lamentar e também agradecer por toda sua dedicação e relevantes serviços prestados ao Sistema e a sociedade. Para nós  ficará sempre a imagem do profissional digno e respeitável, preocupado com sua profissão e com seus colegas. Uma referência para os futuros engenheiros e para os amigos, mesmo com muito tempo de engenharia como eu. Saudade do conterrâneo, do colega de UFS e Crea e do grande amigo em todos os momentos, afirma, Jorge Silveira.

O corpo do conselheiro, José Augusto será sepultado às 17horas deste domingo  no Cemitério Colina da Saudade.  Não haverá velório.

Fonte e foto: Crea-SE