O I Encontro de Profissionais de Engenharia e Agronomia da Microrregião de Parnaíba e o I Fórum de Inspetores do Crea-PI contaram com o apoio da Mútua e com a participação de convidados do Confea e da Caixa
Com o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes e a sociedade em geral da Região, o Crea-PI – com o apoio da Mútua do Estado – realizou dois eventos na semana passada. O I Encontro de Profissionais de Engenharia e Agronomia da Microrregião de Parnaíba e o I Fórum de Inspetores do Crea-PI ocorreram em 14 e 15 de fevereiro, no auditório do Centro Universitário Mauricio de Nassau (Uninassau), localizado na Capital do Delta, como é conhecida a cidade.
Os eventos contaram com palestras explicativas acerca de temas importantes para a categoria e tiveram a presença de inspetores, funcionários, estudantes e profissionais da região, além de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
A palestra de abertura, na quinta-feira (14), foi proferida pelo presidente do Regional, Ulisses Filho, que ressaltou a importância de aproximar o Crea-PI dos profissionais e inspetores que não estão na capital. “Não adianta falar que o Conselho é importante para a sociedade, se ela não consegue enxergar isso. A busca pelo reconhecimento passa por ações como esta. Assim, mostraremos que nossas profissões contribuem para o desenvolvimento de qualquer região. Nós temos que brigar pela nossa valorização”, afirmou.
Os participantes do Encontro tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Mútua-PI e seus produtos, por meio da palestra do diretor geral, Manoel Coelho, que parabenizou a iniciativa do Crea-PI em realizar o evento. “A Caixa considera este evento muito importante. Comprova isso o fato de a Mútua ter aprovado um projeto nosso para interiorizar a Instituição, em parceria com o Crea-PI. Dessa maneira, vamos realizar o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), em cada Inspetoria, onde poderemos divulgar produtos e orientar os profissionais, inclusive conversando e recebendo ideias para melhorar nosso Sistema”, disse.
O evento contou também com palestras sobre a Fiscalização Preventiva Integrada no Contexto das Atividades Fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, ministrada pelo assessor de Relações Institucionais do Crea-BA, Eduardo Henrique Rode; e acerca da Ética Profissional e Qualidade do Ensino da Engenharia e Agronomia, conduzida pelo chefe de Gabinete do Confea, Luís Antonio Rossafa.
Eduardo Rode também participou, no segundo dia, do I Fórum de Inspetores do Crea-PI, quando discorreu sobre a contribuição dos Inspetores para o funcionamento dos Creas. Para Rode, é importante a realização desses eventos. “É ótimo para trocar experiências entre Conselhos, sede e Inspetorias, visto que eles trazem as demandas e dificuldades que enfrentam. Precisamos dessas informações para realizar um planejamento e corrigir os problemas apontados”, afirmou.
Outro nome que integrou o time de palestrantes no primeiro dia foi o chefe de Gabinete do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Luís Antônio Rossafa, que falou sobre o exercício da Engenharia e da Agronomia, a Ética Profissional e a Qualidade do Ensino.
“É importante o Sistema fazer avaliações e realizar ajustes necessários. O Crea-PI é exemplar e está buscando, por meio de eventos, discutir não só com os inspetores e profissionais, mas também abrir espaço para os estudantes de Engenharia conhecerem o Sistema. E, pelo diálogo, reconstruir uma forma diferente de fiscalizar o exercício das atividades profissionais. Estabelecer novas metas, rever processos e proteger a sociedade é a essência da nossa legislação”, declarou Rossafa.
O segundo dia também contou com a presença de Adilson José de Lara, analista do Confea, que ministrou palestra sobre a Árvore Normativa do Sistema Confea/Crea e Mútua, as ações do Sistema e a visão dos órgãos de controle.
Diretor de Benefícios da Mútua apresentou o TecnoPrev para os participantes
O diretor de Benefícios da Mútua, Jorge Roberto Silveira, participou do I Fórum de Inspetores do Crea-PI, na última sexta-feira (15), no auditório da Uninassau, em Parnaíba. Na oportunidade, Silveira apresentou palestra sobre o Plano de Previdência Complementar da Caixa de Assistência, o TecnoPrev.
“Acredito que todo profissional se preocupa muito com o dia a dia, mas não se preocupa muito com o amanhã. No caso da Engenharia, temos o TecnoPrev, que é um dos melhores planos do Brasil, é o mais seguro e o que rende mais. Não há porque os profissionais desperdiçarem a oportunidade de usá-lo”, explicou o Diretor.
Para Jorge Silveira, é importante aproximar o Crea e a Mútua do inspetor. “A Mútua entende que o inspetor é quem está à frente, no interior, pois é quem tem o primeiro contato com o profissional. Por isso, não podemos deixar de investir nesse personagem tão importante para o Sistema”, afirmou.
Em 2019, a Mútua pretende interiorizar os serviços, a fim de atender mais rapidamente os profissionais que não moram nas capitais. “Fizemos uma experiência inicial na Paraíba, que deu muito certo. Foi um gesto acertado, serviu como modelo, e agora, estamos vendo como replicar isso no Brasil inteiro. Principalmente, em certos estados, como o Piauí, que têm um território muito grande e as cidades são distantes. Vamos apresentar uma nova ferramenta, que criamos para os profissionais, onde as solicitações poderão ser feitas online e, em até 10 dias, os benefícios estarão na conta e o profissional poderá acompanhar pelo celular. Isso irá melhorar, e muito, as ações da Caixa no interior”, explicou.
Convênios
Durante os eventos, a Mútua-PI aproveitou para firmar convênios com o Hotel Portal do Ventos e a Pousada dos Ventos, representados por Paulo Tude e Silvana Oliveira, e ainda com o Delta Park Eco Resort, representado por Silvia Costa.
Além disso, a Caixa realizou sorteios de brindes de seus parceiros. Do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec), foram sorteadas duas bolsas de 50% de desconto para os cursos sobre a Plataforma BIM e sobre Segurança do Trabalho. Já o Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog) concedeu três vouchers para participar de um curso de extensão a ser realizado pelo parceiro.
Fonte: Gecom e Mútua-PI
Fotos: Mútua PI