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Coordenadores regionais: foco em melhorias locais para alavancar a Mútua em todo o país

Falar pelos estados de sua Região, agrupando as demandas e reunindo as experiências exitosas a fim de discutir novas propostas que atendam às necessidades das Caixas. Essa é a principal função dos coordenadores regionais da Mútua, na busca por melhorias para atender aos profissionais em cada Unidade Federativa

Os diretores regionais definiram as Coordenações Regionais de 2022, com cinco coordenadores titulares e cinco suplentes, durante o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Nos trabalhos do ano, a composição é a seguinte: Centro-Oeste – Valter Silva (MS) e Silvano Pohl (MT); Nordeste – Manoel Coelho (PI) e Roberta Meneses (PE) – a única mulher eleita para a coordenação das Caixas em 2022; Norte – Wolney Parente (RR) e André Ribeiro (TO); Sudeste – Renato Archanjo de Castro (SP) e Luís Felipe Puppe de Miranda (RJ); e Sul – Carlos Nakazima (SC) e Márcio Marun (RS).

Conheça mais sobre os coordenadores das cinco regiões e, nos vídeos, veja os depoimentos dos coordenadores sobre as perspectivas de trabalho no ano.

Centro-Oeste

Coordenador: Engenheiro civil Valter Silva, diretor geral da Mútua-MS

Natural de Alvares Machado (SP), é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Tecnologias do Gás Natural. Como engenheiro no Banco Bamerindus, por sete anos atuou nos setores de obras civis, perícias e avaliações de imóveis. Foi empresário da área da construção civil e engenheiro em empresas privadas, atuando, especialmente, em obras públicas da administração estadual e órgãos federais. Desde 2004 compõe o quadro permanente de servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, na carreira de Regulação de Serviços Públicos Delegados, onde integra, desde 2019, a Diretoria Executiva da Agência, na Diretoria Técnica de Gás e Energia, com mandato fixo até 2023. No período de 2009/2012 foi diretor-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande, conselheiro do Crea-MS, por oito anos, sendo eleito pelo Plenário para o cargo de diretor financeiro do Conselho, para os mandatos de 2015 e 2016. Compõe o Conselho Municipal das Cidades de Campo Grande (CMDU), como representante do Crea-MS, e exerce o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-MS). Desempenhou mandato na Mútua-MS por três anos, e, atualmente, é diretor geral da Caixa de Assistência.

Coordenador adjunto: Engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior, diretor financeiro da Mútua-MT

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1996, e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV – UNIC.

Participou de diversas obras e projetos, as principais: Travessia Urbana de Cáceres – Pavimentação em TSD; pavimentação em concreto da MT 130 – 10,0 Km, acesso ao Centro de Eventos do Pantanal – CBUQ, MT 457 – Jaciara – Cachoeira da Fumaça – TSD – 11Km, e mais de 60 residências, de alto padrão, na cidade de Cuiabá. Principais projeto: IFMT Barra do Garças – 5.000m²(PROCEL A), Vara do trabalho de Lucas do Rio Verde (PROCEL A), diversas unidades do TRT23, e diversas edificações da área de segurança para a Copa do Mundo 2014.

Atualmente, é diretor-presidente da Abrangente Engenharia Ltda, empresa na qual desenvolve obras e projetos na área de edificações.

Experiência no sistema Confea/Crea e Mútua: conselheiro regional do Crea-MT, por dois mandatos (6 anos), tendo participado de diversas comissões e grupos – entre eles, o Crea-JR e a Comissão de Ética. Eleito coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, por dois mandatos consecutivos, e eleito coordenador adjunto da Câmara Nacional de Engenharia Civil no ano de 2019.

Nordeste

Coordenador: Engenheiro Civil Manoel Coelho, diretor geral da Mútua -PI

Também é advogado e mestre em Hidráulica e Saneamento. Calculista do Centro Técnico Aeroespacial – Instituto de Atividades Espaciais, gerente da Divisão de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia, em MG (DIENG – UFU) e com vasta experiência como professor, em diversas Instituições de Ensino Superior. Foi chefe do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), chefe de Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, na mesma instituição, foi coordenador do curso de Engenharia Civil e membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi presidente e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI). Pelo Colégio de Presidentes, do Sistema Confea/Crea e Mútua, ocupou a função de coordenador do Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente. Participou da Diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI) como diretor de Relações Trabalhistas e Assuntos Jurídicos e é sócio-gerente e responsável técnico da empresa Prime Engenharia.

Coordenadora adjunta: engenheira civil Everdelina Roberta Araújo de Meneses, diretora geral da Mútua-PE

Além de diretora geral da Mútua-PE, também é diretora de Operações da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pernambuco (1999), bacharelado em Administração, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014), especialização na Área de Geografia, com concentração em Educação Ambiental (2006), e especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia (2021). Cursa Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, na administração pública e no setor privado e, também, ministrou disciplinas da área no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Atuou em diversas funções no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), entre elas coordenadora do CreaJr., conselheira regional e inspetora.

Norte

Coordenador: engenheiro agrônomo Wolney Parente, diretor geral da Mútua-RR

Formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Agronomia, em 2006. Desde 2009, é engenheiro agrônomo efetivo da Secretaria de Pecuária e Agricultura do Estado de Roraima. Foi chefe da Divisão Técnica do DATER-SEAPA, de 2015 a 2018; engenheiro agrônomo, na Prefeitura Municipal de Boa Vista, de 2007 a 2009, professor de Agronomia da FARES, de 2006 a 2007, e professor no IFRR, Campus Novo Paraíso, de 2009 a 2010.

No Crea-RR, foi presidente, de 2018 a 2020, e, antes disso, ainda ocupou os cargos de conselheiro regional, coordenador adjunto da Comissão de Prestação e Orçamento de Contas, conselheiro da Câmara de Ética Profissional, vice-presidente, secretário da Diretoria e coordenador da Câmara de Agronomia.

Também na seara classista, foi vice-presidente da Região Norte, na Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), gestão de 2019 a 2021, e, atualmente, é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Roraima, mandato de 2021 a 2023.

Coordenador adjunto: engenheiro civil André de Souza Ribeiro, diretor geral da Mútua-TO

Formou-se em Engenharia Civil pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e voltou ao seu estado para exercer a profissão. Além de atuar no estado, também trabalhou no interior do Pará. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e MBA em Projetos, execução e desempenho de estruturas e fundações. Hoje ocupa o cargo de secretário executivo de Planejamento, na Secretaria Municipal do Planejamento em Araguaína, onde participa dos desenvolvimentos de novos projetos para a cidade.

Sudeste

Coordenador: Engenheiro Eletricista Renato Archanjo de Castro, diretor geral da Mútua-SP

Engenheiro Eletricista, pela Universidade Salesiana (1994), mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos, pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 2006, e pós-graduado em Empreendedorismo e Tecnologia (Vunesp/Unesp/Crea-SP – 2021).

Atuou em Comissões e Grupos de Trabalho no Crea-SP, tais como: Comissão Auxiliar de Fiscalização em Engenharia Elétrica (2014 a 2020); coordenador do GT “Geração de Energia Fotovoltaica e Sustentabilidade” (2018). Foi presidente da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana (2016/2020), e, em 2019, foi coordenador da União das Associações da Baixa e Média Mogiana (Unabam), composta por 42 entidades, e coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-SP), composto por 182 entidades.

Foi professor de curso técnico e atualmente é palestrante em congressos, seminários e cursos em todo o estado de São Paulo.

Empresário de sucesso no segmento da Engenharia Elétrica e proprietário da Archanjo Engenharia e Consultoria Ltda. – empresa especializada no seguimento de projetos, laudos e consultoria elétrica – e, também, da RISK Commerce Cursos e Palestras LTDA, empresa especializada em palestras e cursos voltados às áreas de Engenharia e Tecnologia.

Coordenador adjunto: Engenheiro Eletricista Luiz Felipe Pupe de Miranda, diretor geral da Mútua-RJ

Engenheiro Eletricista formado em 1966, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entrou para o Serviço Público Estadual em 1963, como auxiliar técnico da Superintendência de Urbanização e Saneamento do Estado da Guanabara (Sursan), onde permaneceu até 1966. De 1967 a 1972, foi engenheiro do Departamento de Rios e Canais da Sursan e, de 1969 a 1972, também foi chefe do Serviço de Projetos de Rios. Ainda foi engenheiro do Departamento Geral de Projetos da Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro na função de diretor da Divisão de Hidrologia (1972 a 1975) e engenheiro da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), como diretor da Divisão de Hidrologia (1976 a 1979) e como diretor da Diretoria de Estudos e Projetos, em 1983. Por dois períodos, atuou como engenheiro da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), de 1980 a 1982 e de 1984 a 1988, local em que, também, desempenhou a função de chefe de Gabinete, em 1982. Foi presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj). Formou-se em Direito, em 1996, e foi chefe de Gabinete da Secretaria de Justiça, em 2000. Ainda esteve nos cargos de gerente da Implantação do Projeto dos Restaurantes Populares, da Secretaria de Ação Social, entre 2001 e 2002, assessor Técnico da Secretaria de Transportes, em 2004, e chefe da Assessoria Jurídica do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro/RJ), em 2006.

Sul

Coordenador: Engenheiro Civil Carlos Koyti Nakazima (SC), diretor geral da Mútua-SC

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é empresário do ramo da Construção Civil e proprietário da Nicol- Nakazima Incorporadora e Construtora LTDA e da Nakazima Engenharia Eireli. É calculista de projetos estruturais de concreto armado, com mais de dez anos de experiência, e tem construções de obras civis nos estados de Santa Catarina e no Paraná.

Foi secretário de Obras do Município de São José (SC), entre 1979 e 1982. Ocupou diversos cargos honoríficos e tem vasta experiência no Sistema Confea/Crea e Mútua e em entidades de classe. Fundador do Rotary Club de São José (SC), conselheiro regional do Crea-SC, em diversos mandatos, e atuação na Comissão Especial de Engenharia Civil (CEEC,), onde foi coordenador, em 2013, e coordenador adjunto do grupo, em 2016. Ainda no Conselho catarinense, foi diretor financeiro, de 2014 a 2015. Esteve na Presidência da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), de 2017 a 2020, e foi coordenador das entidades precursoras do Sistema, de 2018 a 2020.

Coordenador adjunto: Engenheiro Civil e Seg. Trab. Márcio Marun Gomes, diretor financeiro da Mútua-RS

Natural de Bagé (RS), é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), em 1994. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela UFPEL (2004),especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelo IPOG (2014). É, também, técnico em Transações Imobiliárias e sócio proprietário da empresa TJM Serviços de Engenharia. No Sistema Confea/Crea e Mútua, acumula vasta experiência: membro de Comissão de Engenharia Civil da Inspetoria de Bagé; presidente do Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (NEAB), por dois mandatos, inspetor-secretário na Inspetoria de Bagé, inspetor-chefe da Inspetoria de Bagé, por dois mandatos, representante da Zonal Sul do Crea-RS, conselheiro regional do Crea-RS, pelo NEAB, na Câmara Especializada de Engenharia Civil, por dois mandatos, membro adjunto da Comissão de Ética do Crea-RS, representante da Câmara da Especializada de Engenharia Civil, nas Reuniões da Coordenadoria das Inspetorias, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RS (2017), coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RS, por dois mandatos, coordenador adjunto da Comissão dos Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-RS, em 2018, e coordenador da Comissão dos Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-RS, em 2019.

Alline Abreu e Cristiano Torres

Comunicação e Eventos/Mútua

Fotos: Mútua e arquivo pessoal dos coordenadores