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Com o Business Intelligence, Mútua impulsiona o gerenciamento e o controle de suas atividades

Exemplo de dashboard (painel) de BI

Muito ligado ao planejamento estratégico, o Business Intelligence (BI) – em português, Inteligência de Negócios – é um grande aliado das instituições e organizações que desejam, cada vez mais, tornar seus fluxos mais modernos, mediante a tomada de decisões, a partir de informações. O BI é um conceito que, na prática, se materializa por meio de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI).

Sabendo que essa metodologia de gestão pode imputar melhorias muito significativas às rotinas da Instituição, a Mútua começou a implantar o projeto de BI, por exemplo, para acompanhar e controlar as despesas. Os primeiros resultados desse trabalho foram apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) pela Diretoria Executiva, em reunião que ocorreu na terça-feira, 25 de janeiro.

Reunião virtual, com a equipe do TCU, para apresentar o BI aplicado ao controle e ao acompanhamento financeiro

O responsável pelo BI na Mútua, o assessor da área de Análise de Negócios e Projetos Especiais, Vinicyus Froes, explica que a matéria prima do BI são os dados. “Coletamos dados da organização, em diversas fontes, tratamos as informações com o objetivo de obter indicadores, insights, performances e gaps. Com isso, buscamos realizar um acompanhamento mais fiel, de forma a possibilitar melhorias e correções nas rotinas das organizações. E isso pode ser aplicado nos diferentes níveis: estratégico, tático e operacional”, comenta.

Froes sublinha que o BI vai muito além das ferramentas e da tecnologia, pois é voltado ao negócio, com foco em subsidiar a tomada de decisão. “Os dashboards (painéis) onde analisamos os dados e informações são totalmente interativos e dinâmicos, possibilitando a extração de relatórios totalmente segmentados e personalizados”, ressalta.

O BI está sendo aplicado para análise em outras áreas e produtos da Mútua – como o Divulga Mútua, o perfil dos associados e atividades das Regionais. No caso dos associados, é possível computar informações analíticas importantes, como a margem de crescimento possível do número de associados em um determinado estado, e fazer o cruzamento dos dados com diversos parâmetros, tais como faixa etária, categoria profissional, tempo de inscrição no Crea, entre outros.

Alline Abreu e Cristiano Torres

Equipe de Comunicação e Eventos da Mútua