Notícias

Colégio de Presidentes: Mútua apresenta relatório e novos projetos

Eng. agron. Francisco Almeida, presidente da Mútua; eng. civil Emanuel Mota, presidente do Crea-CE; eng. civil Joel Krüger, presidente do Confea; eng. civil Afonso Lins, coordenador do CP e presidente do Crea-AM; e eng. agron. Ulisses Filho, coordenador adjunto do CP e presidente do Crea-PI

Os presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua abriram na manhã desta quarta-feira (1º), a 4ª Reunião Ordinária de 2021 do Colégio de Presidentes do Sistema, em Fortaleza (CE). Uma nota de pesar e decreto de luto por três reuniões do Colégio de Presidentes (CP) – com a bandeira do Brasil a meio mastro – foram aprovados por aclamação do Colegiado. A homenagem se refere ao engenheiro civil Antonio Carlos de Aragão, que, então à frente do Crea-PB, faleceu no último dia 14 de agosto. Aragão foi coordenador do CP em 2019 e 2020.

Homenagem à Aragão, presidente do Crea-PB

Integrando a mesa principal dos trabalhos, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, presidente da Mútua, seguiu a mesma linha de discurso já feita em sua posse, ao saudar a todos os presentes ao encontro na capital cearense. Almeida citou a importância da unicidade e da integração efetiva do Sistema e reforçou que “existe um sentimento de pertencimento e a responsabilidade de construir uma nova Mútua é de todos e deve ser compartilhada”. Almejando inovações na Mútua, o presidente chamou os presidentes de Creas para uma gestão mais participativa. “Venham conosco nesse novo projeto de uma Mútua mais atuante, em que o objetivo é ser uma casa de acolhimento dos nossos profissionais” afirmou.

Sentimento de pertencimento e um novo patamar para a Caixa de Assistência com novos projetos, destacou o presidente Francisco Almeida

Em sua visão, muito já foi feito pela Instituição nos segmentos de Benefícios e Previdência e, agora, o momento é de levar a Caixa de Assistência a outro patamar. “Precisamos avançar em algumas coisas que estão na nossa lei e que ainda não fizemos acontecer. Como a questão a empregabilidade, colocação e recolocação profissional, bolsa de empregos, participação mais efetiva em relação à formação dos alunos, empreendedorismo, tecnologia, entre outras”, citou.

Apresentação institucional

A diretora administrativa da Mútua, eng. agron. Giucelia Figueiredo, atenta aos importantes debates do CP

Também presente, a diretora administrativa da Caixa de Assistência, engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo, acompanha e participa das tratativas elencadas na reunião. Um dos momentos de contribuição da diretora foi a apresentação da Mútua, realizada pelo presidente Francisco Almeida. Na explanação foram repassadas informações institucionais importantes, como o crescimento do número de associados, os indicadores de concessão de benefícios e o desempenho do TecnoPrev.

Ainda na apresentação, foram enumerados alguns dos novos projetos da Caixa de Assistência. Uma das propostas é a criação de um espaço, um hub tecnológico, concentrando startups e projetos da área de educação e empreendedorismo visando dar oportunidades aos profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências. A antiga Sede da Mútua, também em Brasília, poderá abrigar esse projeto.

Trabalhos do CP

Muitos assuntos serão debatidos pelos presidentes em prol dos profissionais e de aperfeiçoamento dos trabalhos do Sistema. Informes da Soea Connect, do XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia e das Comissões do Confea; sugestão de criação um informativo nacional de Jurisprudência do Sistema Confea/Crea e Mútua; possibilidade de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre supervisão de estágios em profissões regulamentadas; e as demandas dos Fóruns regionais (Creas Centro-Oeste, Creas Sudeste, Creas Nordeste, Creas Sul e Creas Norte) são alguns dos itens listados para deliberação.

Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Confea)

Fotos: Confea