Notícias

Clube de Engenharia de Goiás realiza seminário pelo Dia Mundial da Água

O Clube de Engenharia de Goiás (CENG), palco de importantes debates sobre temas do universo das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, realizou seu evento anual alusivo ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (04/04). Já tradicional no calendário de debates técnicos de Goiânia, o Seminário da Engenharia chegou à 17ª edição.
Este ano, o CENG pautou o evento com uma mesa redonda focada no tema “Manejo das Águas Pluviais nos grandes Centros Urbanos”, onde os convidados especiais compartilharam seus conhecimentos com o público presente:

• Alexandre Garcês, engenheiro civil, doutor em Agronomia, mestre em Engenharia Civil, técnico em Estradas, professor efetivo da UEG, trabalhou por 14 anos na prefeitura na área de projetos, drenagem urbana, pavimentação e topografia.
• Jussanã Milograma, Engenheira Civil com mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília, tendo como objeto de estudo os sistemas de drenagem e o planejamento do controle de inundações urbanas. Professora do Instituto Federal de Goiás (aposentada).
• Klebber Formiga, engenheiro civil, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos-UFCG, doutor em Hidráulica e Saneamento-USP, professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental-UFG.
Garcês, Milograna e Formiga fizeram uma análise sobre as técnicas de retenção e reuso das águas pluviais nas cidades.

O vice-presidente para assuntos sociais do CENG, engenheiro civil Murilo Faria César, foi o mediador dos debates.

Mútua no Seminário
O presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, participou do evento e parabenizou o CENG por fomentar debates tão relevantes. “Precisamos discutir todos os assuntos ligados à sustentabilidade e a temática hídrica é uma das mais importantes. E o Clube de Engenharia de Goiás está sempre atento ao papel central dos nossos profissionais, que são os responsáveis pelo desenvolvimento sustentável, ao realizar eventos técnicos que nos trazem mais conhecimento e capacitação”, afirmou ele. Francisco Almeida ainda destacou que a Mútua também incentiva a qualificação dos engenheiros, por meio de apoios e parcerias a cursos e eventos realizados por entidades e instituições.

Diversas autoridades prestigiaram o Seminário: Lucas Kitão, vereador de Goiânia, representando a Câmara Municipal; Cesar Mortari, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO), engenheiro civil Lamartine Moreira Junior – Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (Crea-GO;, engenheira ambiental Fernanda Romanielo, vice-presidente da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (AGEAMB); Nadim Neme Neto, representando o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Luan Alves; e o engenheiro agrônomo Kesley Guimarães, assessor da deputada federal do estado, a engenheira agrônoma Marussa Boldrim.

O evento foi conduzido pelo presidente do CENG, engenheiro civil e de Seg. do Trab. Dolzonan da Cunha Mattos, e o vice-presidente, engenheiro civil Victor Resende, como forma de apoiar o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2 de março de 1992, para ampliar as discussões sobre o abastecimento de água do planeta.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Rejane Macedo e Naiara Ramos – Gerência Geral/Mútua