Menu fechado

Cden elege coordenadores e aprova plano de trabalho para 2020

O coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. agric. Valmor Pietsch foi reeleito por unanimidade, na tarde de hoje (12/02), durante a primeira reunião do colegiado. Após apresentar um relatório das atividades desenvolvidas em 2019, com destaque à proposta encaminhada ao Confea para promover eventos de capacitação das entidades de classe no intuito de que possam realizar certificação profissional, garantindo a credibilidade da profissão.

Os trabalhos foram conduzidos pelo então coordenador adjunto, eng. mec. Marco Aurélio Braga. Marco ressaltou a importância da união das entidades de classe para o sucesso do Sistema e o conhecimento que adquiriu da legislação profissional durante sua gestão. Em seguida, conduziu o processo eleitoral que teve como chapa única Valmor Pietsch, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (Abeag), para coordenador e a engª civ. e de seg. do trab. Elizabeth Cox, Diretora Técnica da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), para o cargo de coordenadora-adjunta. A chapa foi eleita por unanimidade.
“Discutir a qualidade dos cursos de Engenharia, em especial na modalidade de Ensino a Distância e colaborar com o Conselho Federal para implantação do Exame de Ordem dentro do Sistema Confea/Crea/Mútua são as principais ações do Cden para esse ano. Somos 21 entidades nacionais e somos uma unidade. Podemos contribuir muito”, destacou Valmor.

Para o conselheiro federal, coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena Paiva, que esteve presente na reunião, a contribuição do Cden deve focar na mobilização do poder público, através das câmaras estaduais, para alteração da legislação do ano de 1966, que o Sistema vem tentando há bastante tempo modificar e até hoje não conseguiu.

Durante a reunião, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar as principais atividades desenvolvidas pelas entidades no ano passado e discutir o plano de trabalho dessa gestão. Entre as propostas aprovadas destaca-se a da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) para que o Cden acompanhe as discussões das novas diretrizes da Engenharia, homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em abril de 2019, para que participe ativamente da implantação.

A primeira reunião do Cden faz parte da programação do 9º Encontro de Líderes Representantes, que acontece até dia 14, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

 

Fonte: Confea

Foto: Marck Castro, André Almeida e Edinaldo Rufino/Confea

Post relacionado

FONTES