Notícias

Campanha Maio Amarelo completa 10 anos de mobilização por mais segurança no trânsito

A união de esforços na conscientização de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro, passa por empresas, instituições públicas e privadas, profissionais de diversas áreas e a cada cidadão. A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea abraça todas as campanhas que defendem a vida e o bem-estar da população, e, dessa forma, faz parte da campanha “Maio Amarelo”, que há dez anos promove ações, ao longo de todo o mês, pela redução de mortes e acidentes no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo é encabeçado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Confederação Nacional de Transportes (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e os Ministérios do Transportes e das Cidades. Qualquer instituição ou empresa pode apoiar.

Neste ano, o tema central é “no trânsito, escolha a vida”e, conforme destacado no site oficial do movimento, “o Maio Amarelo trouxe o tema para todas as esferas. E hoje vemos empresas, entidades e órgão públicos se unirem em defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam. A cada ano, trazemos um tema para reflexão durante o mês de maio. Nesses 10 anos, muitos foram as mensagens, mas o que elas têm em comum é lembrar sempre que isso é um grande problema social, mas a solução está em cada um de nós. E nesse ano, o verbo ESCOLHER é o nosso foco principal. Para falar de escolhas, a campanha educativa do Maio Amarelo 2023 vai pedir reflexão. Será mesmo que eu só devo me preocupar com as minhas ações? Será que, ajudar o outro no trânsito, informar, explicar, ajudar não melhora as relações pelas ruas e rodovias? Essas e outras reflexões estão na campanha desse ano”.

Não só no Maio Amarelo a Mútua defende a segurança viária

A segurança viária, assim como em todas as esferas da sociedade, a Engenharia é protagonista e a Mútua também está presente. Além de apoiar o movimento Maio Amarelo já há alguns anos, a Caixa de Assistência também apoia outras iniciativas da área. Em dezembro do ano passado, por exemplo, a Mútua sediou reuniões dos Coordenadores e Analistas dos Sistemas Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST) e Gestores Financeiros do RENAINF.

O conselheiro federal suplente, da modalidade Engenharia Elétrica pelo estado do Maranhão, Francisco de Assis Peres Soares, foi o responsável por intermediar a realização das reuniões na Mútua. Ele é membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, da Senatran, e coordenador adjunto do Grupo de Trabalho do Confea sobre Segurança Viária e, na ocasião, lembrou que estatísticas do setor são alarmantes: 50 mil mortes decorrentes de acidentes de trânsito, 50 mil vítimas com sequelas e tudo isso ao custo anual de quase R$ 200 bilhões ao poder público. Os dados são da Escola Nacional de Seguros, por meio do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro – CPES que atua nas áreas de Pesquisa, Publicações e Seminários, promovendo atividades ligadas a pesquisas acadêmica.

A contribuição do Sistema Confea/Crea e Mútua ainda ressalta o papel da Engenharia na segurança do trânsito, na mobilidade e nas tecnologias e soluções da área.

Convidamos a todos que acompanhem nossas redes sociais e compartilhem os conteúdos do Maio Amarelo, e assim, contribua com a disseminação das informações e da conscientização do papel de cada um no trânsito. “No trânsito, escolha a vida!”.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua