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Formada em 2020, equipe envolve 15 colaboradores da Sede, em Brasília, preparados para para manter um ambiente de trabalho seguro para todos
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Para cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros Militar do DF e manter um ambiente de trabalho seguro para todos – sejam associados, diretores, colaboradores ou estagiários – a Mútua instituiu, em 2020, a Brigada de Incêndio Voluntária, composta por 15 colaboradores de diferentes áreas da organização.
Na tarde de segunda-feira (13), os colaboradores da Mútua Sede foram apresentados à equipe de Brigadistas Voluntários da Instituição.
O objetivo da iniciativa – que ocorreu com uma apresentação no Auditório Eng. Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães – foi divulgar as responsabilidades e fortalecer a importância da atuação desse grupo.
O gerente administrativo, Silvio Roberto Ramos, explicou que a Brigada foi criada em 2020, mas que, por causa da pandemia, passa a exercer suas atividades, em plenitude, a partir de agora. “Isso quer dizer que, se um sinistro se apresentar, é nestas pessoas que vocês devem confiar e reconhecer como autoridade”, informou.
Silvio Ramos explicou, ainda, que a constituição de uma brigada voluntária é uma determinação legal em função da quantidade de colaboradores que a Mútua possui.
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A seguir, o colaborador Mayko Alves Rodrigues dos Santos, analista da Controladoria, fez uma apresentação técnica sobre como devem ser os procedimentos de evacuação, em caso de sinistro, e explicou a função de cada um dos brigadistas.
“Em caso de um sinistro, a ação principal, a ser realizada, é a evacuação pela saída de emergência. Todos os voluntários estão treinados a orientá-los nesse trabalho. Além disso, os brigadistas também se dividiram em outras atribuições – como verificar periodicamente as instalações da Mútua e os equipamentos de primeiro-socorros, controlar extintores de incêndio, os alarmes e a chave geral, checar elevadores, e controlar a quantidade de colaboradores, após a evacuação”, explicou.
Além disso, Mayko Santos deu outras explicações e orientações, como a designação dos brigadistas responsáveis por organizar a saída da Instituição: o cabeça de fila e o encerra fila, entre outras informações. Além disso, afirmou que a equipe de brigadistas está treinada para atuar na prevenção e para realizar ações emergenciais iniciais. “Ações como o combate a incêndios são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros”, justificou.
Na oportunidade, foi informado, pelo ouvidor Reynaldo Rocha Barros, que a Mútua passará a contar com simulações de emergência, a serem orientadas pela equipe de Brigadistas Voluntários, para que todos os frequentadores da Instituição estejam preparados para lidar com qualquer situação de sinistro.
Formada em 2020, a equipe de brigadistas voluntários da Mútua envolve 15 colaboradores da Sede, em Brasília, treinados em cursos orientados por bombeiros civis.
Fonte: Cristiano Torres e Alline Abreu – Jornalismo/Comunicação Mútua.