Notícias

Brigadistas Voluntários da Mútua começam a atuar

Formada em 2020, equipe envolve 15 colaboradores da Sede, em Brasília, preparados para para manter um ambiente de trabalho seguro para todos

Grupo foi treinado em cursos orientados por bombeiros civis

Para cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros Militar do DF e manter um ambiente de trabalho seguro para todos – sejam associados, diretores, colaboradores ou estagiários – a Mútua instituiu, em 2020, a Brigada de Incêndio Voluntária, composta por 15 colaboradores de diferentes áreas da organização.

Na tarde de segunda-feira (13), os colaboradores da Mútua Sede foram apresentados à equipe de Brigadistas Voluntários da Instituição.

O objetivo da iniciativa – que ocorreu com uma apresentação no Auditório Eng. Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães – foi divulgar as responsabilidades e fortalecer a importância da atuação desse grupo.

O gerente administrativo, Silvio Roberto Ramos, explicou que a Brigada foi criada em 2020, mas que, por causa da pandemia, passa a exercer suas atividades, em plenitude, a partir de agora. “Isso quer dizer que, se um sinistro se apresentar, é nestas pessoas que vocês devem confiar e reconhecer como autoridade”, informou.

Silvio Ramos explicou, ainda, que a constituição de uma brigada voluntária é uma determinação legal em função da quantidade de colaboradores que a Mútua possui.

O colaborador Mayko Santos, analista da Controladoria, fez uma apresentação técnica sobre como devem ser realizados os procedimentos de evacuação

A seguir, o colaborador Mayko Alves Rodrigues dos Santos, analista da Controladoria, fez uma apresentação técnica sobre como devem ser os procedimentos de evacuação, em caso de sinistro, e explicou a função de cada um dos brigadistas.

“Em caso de um sinistro, a ação principal, a ser realizada, é a evacuação pela saída de emergência. Todos os voluntários estão treinados a orientá-los nesse trabalho. Além disso, os brigadistas também se dividiram em outras atribuições – como verificar periodicamente as instalações da Mútua e os equipamentos de primeiro-socorros, controlar extintores de incêndio, os alarmes e a chave geral, checar elevadores, e controlar a quantidade de colaboradores, após a evacuação”, explicou.

Além disso, Mayko Santos deu outras explicações e orientações, como a designação dos brigadistas responsáveis por organizar a saída da Instituição: o cabeça de fila e o encerra fila, entre outras informações. Além disso, afirmou que a equipe de brigadistas está treinada para atuar na prevenção e para realizar ações emergenciais iniciais. “Ações como o combate a incêndios são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros”, justificou.

Na oportunidade, foi informado, pelo ouvidor Reynaldo Rocha Barros, que a Mútua passará a contar com simulações de emergência, a serem orientadas pela equipe de Brigadistas Voluntários, para que todos os frequentadores da Instituição estejam preparados para lidar com qualquer situação de sinistro.

Formada em 2020, a equipe de brigadistas voluntários da Mútua envolve 15 colaboradores da Sede, em Brasília, treinados em cursos orientados por bombeiros civis.

Fonte: Cristiano Torres e Alline Abreu  – Jornalismo/Comunicação Mútua.