Notícias

Boas empresas se preocupam com o Planeta. As melhores empresas se movimentam para regenerá-lo

A Mútua tem em seu DNA a missão de cuidar. Cuidamos da qualidade de vida dos profissionais das engenharias e, através deles, cuidamos da sociedade e do nosso planeta. Em abril de 2022, a Mútua tornou-se signatária do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Ao aderirem ao Pacto Global, as empresas comprometem-se a alinharem seus negócios e a trabalharem em prol de dez princípios universais, relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O Pacto Global convida empresas a se comprometerem com metas concretas, que contribuam com a melhoria da sociedade e preservação do Planeta, alinhando suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fórum Ambição 2030: um convite ao movimento

No último mês de março, a Rede Brasil do Pacto Global reuniu, no hotel Rosewood São Paulo, cerca de 800 convidados, representando lideranças empresariais, da sociedade civil e autoridades governamentais, para uma série de painéis e mesas de conversas em um chamado à ação com foco na Agenda 2030.

Dentre os temas abordados, a ênfase esteve nos oito movimentos da Plataforma Ambição 2030 no Brasil:  Movimento + Água, Movimento Elas Lideram 2030, Movimento Mente em Foco, Movimento Salário Digno, Movimento Conexão Circular, Movimento Ambição Net Zero, Movimento Transparência 100%, Movimento Raça é Prioridade. Estes são os temas que direcionam os planos de ações e metas de trabalho das empresas engajadas ao Pacto no país.

Marcelo Linguitte, engenheiro civil e gerente geral da Mútua, participou do evento e destaca que os temas de economia circular, combate a resíduos plásticos nos oceanos, mudanças climáticas, liderança feminina na alta gestão das organizações, ética, compliance e combate à corrupção também foram assuntos relevantes discutidos na agenda.

“Além de signatária do Pacto, a Mútua faz parte do Conselho Orientador, um grupo consultivo que contribui com as estratégias e operações do time. São cerca de 50 empresas compondo o grupo, para as quais a equipe da Pacto apresenta o que almeja para o futuro da iniciativa e nós a ajudamos a avaliar e fazer mudanças de rotas, se necessário”, conta Linguitte.

Mútua em movimento

“Acreditamos que está mais do que na hora de as empresas deixarem de desenvolver belos discursos e que começem a medir e apresentar indicadores que realmente mostrem seu compromisso com a sustentabilidade, como, por exemplo, fazendo um levantamento do volume de suas emissões, permitindo que sejam tomadas ações para reduzir, mitigar e compensar essas emissões”, pondera o engenheiro.

Marcelo conta que na Mútua, por exemplo, uma das grandes fontes de emissão são os deslocamentos aéreos e terrestres. “Nossa maior fonte de emissão é o deslocamento, haja visto que cada deslocamento, de avião, por exemplo, gera uma quantidade enorme de emissões, que precisamos inventariar, para que possamos definir formas de compensação, como, talvez, a compra de créditos de carbono. A previsão é fazermos nosso inventário no segundo semestre”, afirma.

“Além da adesão ao Pacto Global, a Mútua tem ainda parceria com a UNESCO, temos bons planos para capacitação com eles, além da criação de um Hub de Inovação e o lançamento da versão em português da publicação sobre a Contribuição da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável”, finaliza o gerente geral da Mútua, reforçando a presença e preocupação da Caixa de Assistência nos temas relacionados à sustentabilidade e preservação do Planeta.

Venha com a gente! Acompanhe nossas Redes Sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.

Eliane Damascena – Assessoria de Comunicação da Mútua

Com informações do https://www.pactoglobal.org.br/00