0800 61 0003 - atendimento@mutua.com.br

SIMULADOR DE BENEFÍCIO

Você está aqui: Inicial » Simulador de Benefícios

Mútua passa a adotar a classificação de risco de crédito - rating

Além dos critérios já estabelecidos para a concessão dos benefícios reembolsáveis oferecidos pela Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea está utilizando, também, a metodologia Rating de classificação de risco de crédito, para avaliar o perfil dos associados na análise da liberação dos benefícios. A ferramenta já está em funcionamento nos sistemas da Mútua, permitindo, de imediato, que os associados já saibam sua classificação, bem como os seus limites de crédito disponíveis.

A adoção desse novo sistema tem o objetivo de tornar a análise de concessão dos benefícios mais técnica e automatizada e, ainda, de minimizar os riscos de inadimplência, resguardando e valorizando os associados que pagam seus benefícios em dia. Com a automatização da análise de crédito, não é possível que ocorram ingerências, alterações e adaptações nos critérios para liberação dos benefícios, evitando quaisquer favorecimentos e facilitando, sobretudo, o gerenciamento das Regionais da Mútua com relação à concessão dos benefícios.

Costumeiramente, o Rating está ligado à qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação estruturada. No caso da Mútua, a classificação é utilizada como elemento balizador para uma análise de crédito mais eficiente e eficaz, buscando, assim, maior controle quanto à concessão e o reembolso dos benefícios concedidos. Dessa maneira, a adoção da classificação beneficia não só a Mútua, que resguarda seu equilíbrio econômico, mas, também os mutualistas, que ganham, de certa forma, auxílio na administração de suas vidas financeiras.

O que mudou com a classificação Rating?

Na prática, o Rating representa a classificação do associado mediante seu histórico de relacionamento com a Mútua. Os associados são classificados em cinco níveis - A, B, C, D e E -, de acordo com limitadores percentuais de incidência e critérios pré-determinados de análise de todo o histórico de pagamentos efetuados pelo associado, considerando os últimos cinco anos.

A classificação é feita de forma automática pelo sistema, que apresenta a informação no cadastro do associado, sendo este identificado por cores. O percentual de crédito definido através da classificação é utilizado tanto na análise de renda a ser considerada, como também se aplica sobre o teto do benefício reembolsável requerido.

Entenda melhor a classificação rating da Mútua:

tabela_rating

A utilização dessa metodologia na concessão dos benefícios da Mútua é mais um avanço alcançado pela Instituição, em seu propósito de sempre atuar como uma entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua pautada pela transparência e eficiência. A Mútua trabalha com total seriedade, adotando as técnicas mais sofisticadas e atuais, para resguardar seu o equilíbrio econômico e financeiro, que reflete diretamente na continuidade da prestação dos serviços oferecidos aos profissionais da área tecnológica brasileira.

Simulador de Benefícios
Pré-Requisitos  
 
  • Ser associado CONTRIBUINTE há mais de um ano;
  • Estar em dia com a anuidade;
  • Possuir idoneidade cadastral;
  • Ter capacidade de pagamento.
Simulando
 

PESQUISAR