Notícias

Auditoria da Mútua apresenta nova metodologia de trabalho e passa a coordenar as atividades de gestão de riscos corporativos

O ambiente corporativo e as práticas de gestão passam por diversas mudanças ao longo do tempo, com o aperfeiçoamento e a modernização de muitos processos internos e das aplicações do conhecimento técnico em consonância ao tempo atual. Sempre atenta às melhores práticas, a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea tem implantado uma série de novidades em suas rotinas, visando o crescimento da instituição através das mais modernas metodologias do mercado.

Nesse sentido, o setor de Auditoria da Mútua se debruçou em um projeto de vanguarda para instituir e coordenar a gestão de riscos corporativos como parte da nova metodologia de trabalho da área. A proposta foi apresentada e aprovada na 360ª Reunião da Diretoria Executiva da Mútua, no dia 22 de maio.

“Nossa gestão está totalmente pautada na modernização dos procedimentos e na implantação de ferramentas, instrumentos e de novas práticas em todos os setores, para imputar ainda mais economia, transparência e prevenção a possíveis erros e retrabalhos. A gestão de riscos corporativos está, justamente, alocada nesses parâmetros, pois permite a identificação de vulnerabilidades e estabelece respostas, mitigando a ocorrência de adversidades que podem acarretar perdas para a instituição”, sintetiza o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

Conforme explica a auditora da Mútua Rosane Valladão, “as análises serão feitas sob a ótica da probabilidade de os eventos de riscos acontecerem e do impacto que sua possível ocorrência venha a causar nas atividades de cada área avaliada, assim, a consolidação dessas informações permitirá identificar os riscos mais severos, e direcionar as atenções de mitigação e aperfeiçoamento de controles para estes riscos, dinamizando a atuação da gestão e as avaliações da auditoria, e garantindo o atingimento dos objetivos da Mútua”.

O projeto conta com as fases de Concepção, Implementação e Avaliação, além de nove subfases e 23 grandes ações que nortearão todas as atividades. Os trabalhos de campo têm previsão para o início do segundo semestre de 2023, quando a Auditoria passará a visitar as áreas para entender os processos, tarefas, controles e necessidades de cada uma, para, posteriormente, propor a identificação e análise dos riscos envolvidos.

“A Diretoria Executiva da Mútua conta com a colaboração de todas as áreas, gerentes, líderes e colaboradores da Sede e das Caixas de Assistência Regionais, para que este trabalho realizado em parceria com Auditoria, coloque a Mútua em novo patamar de governança e integridade, visando uma gestão mais dinâmica e transparente”, enfatiza o presidente Francisco Almeida.

 

Alline Abreu (ASCOM/Mútua) e Auditoria da Mútua